Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes” abre a nova exposição do Museu da Energia de São Paulo no dia 1º de junho, a partir das 10 horas. Para os visitantes e entusiastas do tema a mostra inédita traz no sábado de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SPTrans, um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos – o coletivo será exposto no pátio interno do Museu.

A exposição gratuita instalada no andar térreo apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo por meio de painéis, fotos, documentos e vitrines de objetos, com itens como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.

<< Foto: Trólebus ACF-Brill – Em 1957 a Companhia Municipal de Transportes Coletivos adquiriu 75 carros deste tipo, vindos do sistema extinto de ônibus elétricos de Denver, Colorado (EUA). O coletivo Trólebus ACF-Brill circulou em São Paulo até os anos 1990.  >>

Até o dia 05 de outubro a mostra também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos.

A exibição faz parte de uma ação da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora da Rede Museu da Energia, em celebração dos 120 anos da energia na Capital Paulista, “trazer para a população, por meio de uma exposição, os impactos dos 120 anos da energia na Capital Paulista é essencial para o cidadão reconhecer a evolução de um período tão relevante no desenvolvimento urbano e social, e que, inclusive, reflete nos dias de hoje”, comenta Rita Martins, diretora da Fundação.

“Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes” que também conta com o apoio da ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO ===  Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO: Companhia Energética de São Paulo – CESP; e  PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO: CTG Brasil (China Three Gorges Corporation-CTG)


Nota da RedaçãoCorreção: As fotos dos bondes (capa e as duas da reportagem) devem ser creditadas: Acervo da Fundação Energia e Saneamento.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “RODAS E TRILHOS: ELETRICIDADE NOS TRANSPORTES”

  • Local: Museu da Energia de São Paulo
  • Data: 01/06/2019 a 05/10/2019
  • Horários: 10 às 17 horas
  • Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos
  • Mais Informações: 11 3224-1489 –  http://museudaenergia.org.br
  • Evento: GRATUITO

<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação-Fundação Energia e Saneamento / Flávia Meira >>

Center Norte Youtube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora