Em comemoração ao Dia da Independência da Bolívia, celebrado em 6 de agosto, a cultura do povo andino terá um dia de destaque na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude,  com apresentações de dança, música, gastronomia e artesanato.  Acontece nesta sábado (03/08/2019), das 10h às 16h.  Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

10h às 10h30 – Homenagem à Independência da Bolívia – Nesta fala de abertura, um pouco da história do país, seus povos originários, personagens, músicas e instrumentos tradicionais. Com Juan Cusicanki.

10h30 às 12h – Culinária: conheça milhos e grãos andinos + degustação. Milhos e grãos (maiz chulpe, maiz pelado, quinoa, entre outros tipos) são a paixão dos interessados pela culinária andina. Aqui, você aprende um pouco sobre os ingredientes e ainda degusta a sopa de maní. Com PertenSer – SYP.

13h às 14h – Oficina artesanal de tullmas andinas – Na cultura andina, tullmas são pompons multicoloridos, trançados entre si e usados pelas mulheres como enfeite no cabelo ou como acessório para dançar nas festas das comunidades. Nesta oficina, você aprende a fazê-los. Com Jobana Moya.

14h30 às 15h30 – Intervenção musical – O Lakitas Sinchi Warmis é um grupo de música andina composto por mulheres imigrantes e filhas de imigrantes que resgatam sua cultura através da interpretação de músicas tradicionais andinas. Com o grupo Lakitas Sinchi Warmis. Com Lakitas Sinchi Warmis.

15h30 às 16h – Apresentação de Dança Caporal – Caporales é uma dança boliviana criada na década 1970, na capital paceña, inspirada no personagem masculino do Caporal da dança afro-boliviana yungueña Saya e nos ritmos huayños e tundiqui. Las Cholitas e Las Machas também integram o cortejo folclórico. Com o Grupo Folclórico Kantuta Bolívia.


<< Com apoio de informações/font e organização: Rocio Quispe Yujra, do Coletivo Sí Yo Puedo! >>


                                 Festa boliviana no Memorial da América Latina

Já na semana seguinte, em 10 e 11/08/2019 (sábado e domingo),  a comunidade boliviana residente em São Paulo comemora o 194º Aniversário da Independência da Bolívia na Praça Cívica da Fundação Memorial da América Latina.

A abertura oficial da festa acontecerá após o desfile oficial com participação de entidades representantes da comunidade boliviana em São Paulo.

Com o tema “Fé e Cultura”, o encontro é a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia. A festa é uma demonstração do sincretismo religioso da comunidade boliviana: celebra as Virgens de Copacabana, Urkupina e Socavon padroeiras do país, e também cultua outras divindades que remontam ao período pré-colombiano. Só na capital paulista, são mais de 300 mil bolivianos residentes. 

O evento ocorre a partir das 8h30 da manhã no sábado (10) e ás 10h no domingo (11) e tem entrada gratuita. Organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), a festa ocorre há 13 anos no mesmo espaço, localizado na Barra Funda e contará com uma programação recheada de atrações folclóricas de dança e música ao vivo, com mais de 18 grupos musicais e sete ritmos folclóricos bolivianos. Serão grupos cantando e dançando o dia todo. para a toda a familia.  

As opções da rica culinária boliviana serão oferecidas por mais de 13 estandes e barracas com iguarias, refeições como salteña, sopa de maní, e a tradicional bebida mocochinchi são algumas das opções que inserem os visitantes na órbita cultural boliviana. A festa é a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia, promovida pela comunidade latino-americana mais numerosa de São Paulo. 


Serviço

Fé e Cultura – 194º Aniversário da Independência da Bolívia
Fundação Memorial da América Latina – Praça Cívica

Dias 10 e 11 de Agosto de 2019 (sábado e domingo), a partir das 8h30 (sabado) e 10h (domingo)
Portões 2 e 5
Entrada gratuita


<<Com apoio de informações/fonte: Associação Cultural Folclórica Brasil Bolívia >>

 

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora