O 49° Moti Tsuki Matsuri acontece na Praça da Liberdade-Japão a partir das 8 horas da manhã do dia 31 de dezembro, seguindo o fuso horário do Reveillon do Japão no Brasil. Enquanto no Brasil a grande maioria da população ainda sai às compras no dia 31 de dezembro para organizar os últimos detalhes da festa de Réveillon à noite, no Japão já está tudo pronto para a virada do ano. Isso pelas 12 horas de diferença do fuso horário. Mas na capital paulista, uma grande festa acontece simultaneamente, organizada há quase 50 anos pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-ACAL. Trata-se do Moti Tsuki Matsuri, no país chamado por Festival do Bolinho da Prosperidade.

À mesa, o Moti é uma tradição milenar japonesa no Réveillon, ele simboliza união e força para vencer o Ano Novo. E nessa festa de confraternização no bairro mais oriental do Brasil, em plena Praça da Liberdade-Japão, são distribuídos gratuitamente 20 mil saquinhos com dois bolinhos de arroz japonês ao público, sendo um branco e um vermelho, simbolizando a paz e a felicidade à população brasileira. Além disso, são instaladas tendas para oferecer 3 mil tigelas de Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o “Ano Novo”.

O ritual de elaboração do Moti também faz parte do evento. Na Praça da Liberdade-Japão, com a participação de autoridades convidadas, é realizada a demonstração de 60 quilos de Motigome (tipo de arroz utilizado) sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente. Na sequência, os motis são preparados por dezenas de voluntários da comunidade japonesa, formando o tradicional bolinho da prosperidade.

“Assim é nossa vida. Unidos, criamos consistência e ficamos mais fortes para vencer as batalhas do dia a dia. Essa é a representação do Moti na cultura japonesa”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL, entidade responsável pela organização dessa e outras festividades orientais realizadas em São Paulo, no bairro da Liberdade.

Ainda durante o Moti Tsuki Matsuri, em cerimônia xintoísta, autoridades, convidados e público agradecem pelas dádivas recebidas ao longo do ano vivido e pedem bênçãos para o próximo ciclo que se iniciará, desejando saúde, harmonia e fartura.

A programação acontece das 8 às 13 horas,  marcando a virada do ano junto com o Japão, onde já será 2020. Em meio às atrações, ainda acontece apresentação de grupo de Taikô (tambores).


49° Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

Data: Dia 31 de dezembro de 2019 (3ª feira)

Horários:
8h – distribuição de 20 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês – Moti
9h30 – abertura oficial com Cerimônia Xintoísta
10h30 – Moti Tsuki – demonstração de motigome e confecção de bolinhos
10h30 às 13h – oferecimento de 3 mil Ozooni

Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo – SP
Acesso a portadores de necessidades especiais
Facebook e Instagram: @acalliberdade


A ACAL ===  A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro, assim como à cidade de São Paulo, ao Brasil e ao Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, sócio ambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade.   Para cumprir sua finalidade, a ACAL promove, anualmente, grandes e tradicionais eventos culturais, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer à população de São Paulo, aos turistas brasileiros e estrangeiros que, além de visitar o bairro diariamente, comparecem aos eventos e admiram a cultura oriental. Site: www.acalliberdade.org.br.


== <<<Com apoio de informações/fonte: InFato Comunicação / Leila Peres e Daiana Oliveirao  >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora