Um dos mais brilhantes jornalistas do país, Ricardo Boechat construiu uma legião de admiradores ao longo de 50 anos de atuação em jornais, na TV e, principalmente, no rádio. Sua morte prematura, em fevereiro deste ano, encerrou uma carreira pautada por indignação, credibilidade e paixão, em que não fazia distinção entre ricos e humildes, poderosos e anônimos.

“Toca o barco” traz histórias e bastidores contados por 32 colegas que trabalharam, conviveram, sofreram e se divertiram com Boechat. O livro reúne textos inéditos de José Simão, Ancelmo Gois, Leilane Neubarth, Fernando Mitre, Datena, Tatiana Vasconcellos, Joaquim Ferreira dos Santos, Milton Neves, Angela de Rego Monteiro, Luiz Megale, Aluizio Maranhão, Maurício Menezes, Rodolfo Schneider, Flavio Pinheiro, entre outros.

Produzido com a urgência que pautou a vida profissional de Boechat, “Toca o barco” inclui também charges de Chico Caruso, Aroeira, Cláudio Duarte e André Hippertt, com quem ele trabalhou em redações no Rio. O livro traz ainda um resumo da trajetória de Boechat desde o primeiro emprego no “Diário de Notícias”, em 1969, até a Band.

“Toca o barco” foi organizado pelos jornalistas Bruno Thys e Luiz André Alzer, sócios da Editora Máquina de Livros e que também conviveram com Boechat em redações. Os dois destacam que as histórias não têm a preocupação de esconder as imperfeições do homenageado, que, por sinal, falava abertamente sobre elas. “Embora escrito por corações e mentes marcados por admiração e saudade, entre os objetivos do livro não consta o da beatificação de Boechat. Aliás, nem os amigos dele fariam essa maldade”, escrevem no texto de apresentação.

“Toca o barco” chegou às livrarias e plataformas digitais simultaneamente nos formatos papel e e-book. Em menos de um mês, já está na segunda edição.


FICHA TÉCNICA

  • Título: “Toca o barco – Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu e trabalhou com ele”
  • Editora: Máquina de Livros – site: https://www.maquinadelivros.com.br/
  • Autores: Vários (organização e edição de Bruno Thys e Luiz André Alzer)
  • Paginação: 176 páginas
  • Preços: R$ 44,90 (papel) e R$ 24,90 (e-book)

A EDITORA === Criada em julho de 2018, a “ Máquina de Livros “ é voltada para o segmento de não-ficção, com ênfase em livros reportagem. Faz parte do DNA da editora a busca incessante por boas histórias e o senso de oportunidade na escolha dos temas, características trazidas das redações por seus diretores, Bruno Thys e Luiz André Alzer, que comandaram alguns dos principais veículos do país. Esse é o sexto lançamento da Máquina de Livros, que estreou com o livro reportagem “A Farra dos Guardanapos”. << Com apoio de informações/fonte: Ass. Imprensa Editora Máquina dos Livros – RJ >>

 


 

Juntos Pela Zona Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora