da Redação DiárioZonaNorte  ===

A  Freguesia do Ó  surgiu no período colonial, próximo ao pé da  Serra da Cantareira e era uma passagem obrigatória para quem entrava na cidade ou partia para o interior do país. As terras pertenciam a  sesmaria(*) do bandeirante Manoel Preto, que em 1580 estabeleceu ali   a sede de sua fazenda, dando origem a  um povoado.

Devoto de Nossa Senhora da Esperança, em 1610   mandou construir uma capela.  Feita de taipa, a capelinha desapareceu com o tempo. Em 1796 foi criada a “freguesia” (paróquia) e um edifício maior onde hoje é o Largo da Matriz Velha.  Um incêndio acidental, que de acordo com a lenda, foi  causado por um sacristão desastrado ao acender velas, a destruiu em 1896.  Em janeiro de 1901,  uma grande igreja foi construída no atual Largo da Matriz e Nossa Senhora da Esperança passou a se chamar  Nossa Senhora do Ó.

Por que Ó? ===  Nossa Senhora da Esperança (ou Expectação) é uma invocação de origem espanhola à Virgem Maria.  A devoção é inspirada nos últimos dias de gravidez da Mãe de Jesus e  em sua expectativa de ver seu Filho Primogênito.  O  “Ó” vem das expressões contidas nas orações litúrgicas que antecediam o Natal  e que começam sempre  interjeição exclamativa “Ó”, como por exemplo: Ó Senhor nosso Deus. Foi muito natural os devoto passarem a hamá-la carinhosamente de Nossa Senhora do “Ó”.

Passados 438 anos, as ladeiras da Freguesia do Ó testemunharam muitas histórias. Foi ali, coladinho no Largo da Matriz, que o casal Juliana e Thiago Geraldes inaugurou em dezembro de 2017, o BBC Brew Burger & Crepe. Um restaurante com uma pegada fast food, com comida de qualidade e com o conceito de auto- serviço, onde tudo é preparado na frente do cliente. Não sabe o que significa Brew?  A gente explica.  Brew é o mesmo que fermentado (processo pelo qual passa a cerveja).

O cardápio === Das mãos do  chef Thiago surgem hambúrgueres suculentos e fresquíssimos, produzidos diariamente na casa. Discões de 150 gramas, nas versões carne bovina (blend secreto), carne bovina e bacon (sim, o bacon vai na “massa” do hambúrguer), picanha,  frango, salmão e shimeji, escoltados por acompanhamentos incríveis. Os pães foram pensados para completar o sabor dos  sandubas: o delicado brioche, o perfumado pão australiano, o saboroso pão preto ou ainda, ou saboroso pão de cebola.

Para os vegetarianos, o saboroso BBC Veggie, preparado com grãos de quinoas dourada, vermelha e preta, cenouras e abobrinhas raladas, entre outros ingredientes. Para complementar a alquimia de sabores, um delicado creme de tofu e uma sensacional maionese defumada e um saboroso pão de cebola.

Para quem prefere uma refeição mais leve,  delicados crepes franceses, onde o cliente pode combinar 2 ingredientes entre os 9 disponíveis.  Ou ainda, robustas saladas, como a Caesar Salad ou a mediterrânea Caprese.

As brejas artesanais ===   Para beber, destaque para a mineira Six Beer, produzida em Alfenas (MG), região de águas cristalinas e que dá um sabor todo especial no resultado final da bebida.

Para harmonizar com o burgueres, Sixbeer American Pale Ale é uma pedida ideal.  Uma cerveja mais amarga, com   aromas cítricos característicos dos lúpulos americanos, muitas vezes lembrando o aroma de maracujá. O  teor alcoólico da cerveja ajuda a  contrastar com a gordura  e os sabores do malte combinam bem com o caramelizado da carne. Uma cerveja ideal que vai tornar cada mordida do burguer,  uma experiência sensorial  única.

Arte e resgate do convívio familiar === Além de boa comida, o BBC Brew Burger & Crepe, abre espaço para exposições de artistas locais, como uma forma de fomentar a produção cultural da região.  A proposta do BBC é oferecer um ambiente para a família e resgatar o convívio dos moradores da Freguesia do Ó.  Ser um ponto de encontro de todas as gerações da região.

E falando em arte, o projeto de design da casa foi desenvolvido pelos proprietários. Juliana Geraldes é profissional da área de marketing e Thiago Geraldes, além de chef de cozinha é administrador de empresas. Os dois literalmente colocaram a mão na massa e o resultado ficou incrível: mesas de pallets para serem compartilhadas, luminárias feitas de torneiras usadas, tornam o ambiente moderno e acolhedor.

Sustentabilidade e meio ambiente ===  A casa segue o conceito de sustentabilidade, e entre outras medidas utiliza copos e talheres de plástico que são descartados, juntamente com o lixo orgânico da casa – 100% reciclado. Com isso, o  consumo de água tem uma redução de 20% ao mês ou 240% ao ano.

Empreendedorismo e Tecnologia ===  O casal Geraldes tem experiência  na área de gastronomia. Entre suas incursões no setor, estão um bistrô e um buffet. Quando o BBC Brew Burguer & Crepe foi idealizado, o uso de tecnologia fez parte do plano de negócios da nova empresa e após analisar algumas ferramentas de gestão, escolheram o Bemacash, pacote integrado de software e hardware da TOTVS, que permite a gestão completa do estabelecimento.

Ganhos com o  Bemacash ===  O BBC  inova no atendimento e oferece uma experiência completa ao consumidor e com o uso do Bemacash, é possível entregar um pedido em até 10 minutos.   Em quatro meses de operação, a ferramenta já proporcionou ganhos significativos. Hoje, o BBC Brew Burger & Crepe vende cerca de 600 sanduíches por semana e a meta é chegar a 1 mil.  Com o uso de tecnologia, o potencial de atendimento pode crescer em até 50%, sem necessidade de investimentos em equipamentos e mão de obra adicional.

Empreendedor livre pra empreender ===  Com o uso da ferramenta Juliana e Thiago Geraldes  direcionam o foco para o negócio, já que o Bemacash permite organizar toda a dinâmica do atendimento.  O pedido é feito no balcão, uma comanda impressa é enviada para o funcionário que trabalha na chapa e monta os lanches ou crepes e, ao ficar pronto, o número com o pedido aparece em um painel e o cliente retira.

A ferramenta permite personalizar o pedido, com particularidades como o ponto da carne, substituição de ingredientes e acompanhamentos,  troca do tipo de pão, etc — e evita erros tão comuns no registro manual do pedido, entre eles o entendimento devido a dificuldade de leitura da letra do atendente, principalmente em horários de pico de movimento.    Com a versão mobile do Bemacash, em dias de muito movimento, o atendente consegue registrar os pedidos na fila do caixa, utilizando um aparelho celular ou tablet.

Os pedidos externos === O sistema também apresenta o  recurso de delivery, que gera um cadastro completo dos clientes atendidos pelo telefone. Este cadastro informa o perfil exato de consumo de cada cliente e pode ser usado para o planejamento de ações de marketing, desenvolvidas por Juliana Geraldes

Por meio dos relatórios de vendas gerados pelo Bemacash, os empreendedores tem informações precisas sobre a operação. Uma mudança ocasionada pelas informações fornecidas pelo Bemacash foi a troca do chopp por cervejas especiais, incrementando as vendas do BBC Brew Burguer & Crepe.

O sistema também gerencia estoques e avisa quando os produtos atingem a quantidade mínima. Os  dados  podem ser acessados de um smartphone  e consultados no momento em que o gestor realiza compras  para repor o estoque em um atacado,   por exemplo.

Obrigações fiscais e contábeis  === A principal dificuldade de um empreendedor é com a parte burocrática. Com o uso do Bemacash,  todas as rotinas fiscais e contábeis são automatizadas e  no fechamento do mês, basta baixar o relatório  para fazer a contabilidade. O sistema faz automaticamente as obrigações fiscais, entre elas o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor  de Cupons Fiscais Eletrônicos) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Na gestão de recursos humanos, o Bemacash também oferece soluções integradas ao sistema.   Cada um dos funcionários cria um login e senha individual e faz o registro de entradas e saídas diretamente no sistema. Com isso, todas as horas extras são computadas de forma correta, bem como atrasos e faltas.

A implantação do Bemacash é muito simples e ele pode ser customizado, de acordo com a atividade do cliente e funciona como uma assinatura, com o custo mensal a partir de R$ 258,00  – inferior a assinatura de um pacote de internet, TV à cabo e telefone fixo. A ferramenta é intuitiva e permite que os funcionários do estabelecimento iniciem o uso, sem treinamento e o proprietário pode gerenciar o seu negócio de onde estiver,  utilizando um celular.

O  Bemacash chega em uma caixa, similar a de um computador e é composto por um tablet (que funciona como monitor com tela sensível ao toque), uma impressora, um modem que permite a conexão com o SAT e a NF-e  e uma gaveta caixa). No processo de fabricação, a cada cinco minutos é criado um Bemacash.  No ano de 2017, as vendas de Bemacash totalizaram 6.528 unidades.

Sobre a TOTVS ===   Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Serviço:

BBC Brew Burger & Crepe

Rua Coronel Tristão n. 16 –  Freguesia do Ó  (coladinho no Largo da Matriz)

Telefone (11) 3931.1899  – atende Delivery

bbccrepe@gmail.com

(*)  Sesmarias eram terrenos desocupados  pertencentes a Portugal e entregues para ocupação  no Brasil colônia. O objetivo era garantir o cultivo das áreas.  Cada sesmaria tinha cerca de 6,5 mil metros quadrados.

Juntos Pela Zona Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora