Início Destaque Bares e restaurantes ingressam em projeto de energia renovável com muita economia

Bares e restaurantes ingressam em projeto de energia renovável com muita economia

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • Após anunciar produção da cerveja com energia 100% renovável, a Heineken  lança projeto que levará energia de fontes verdes (que, por coincidência, são suas cores) também aos bares e restaurantes, visando um futuro cada vez mais sustentável.

A partir deste mês, a Heineken® dá início a um projeto que visa levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras, até 2030. O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia.

O projeto foi iniciado a partir da produção da cerveja com energia 100% renovável, anunciado em dezembro de 2020. Agora, o objetivo é ir além da produção, facilitando o acesso a pontos de vendas, com benefícios aos negócios dos parceiros e maior impacto ao meio ambiente.

Redução até 40% na energia

Por meio da adesão a iniciativa, bares e pontos de vendas podem ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. A participação é gratuita, sem taxas de adesão, sem instalação e sem fidelidade.

Um processo simples para dar continuidade à jornada da marca na construção de um mundo mais verde, diminuindo o impacto ambiental e fomentando o mercado de geração de energia sustentável e distribuída.

O estabelecimento só precisará se cadastrar em uma plataforma digital que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde. A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia — no caso em São Paulo, a Enel Distribuição SP –, e o estabelecimento não terá nenhum tipo de custo, taxa de adesão, ou necessidade de qualquer adaptação no sistema elétrico atual.

“O movimento reforça nosso compromisso com o planeta, e um novo passo para um futuro mais verde para as próximas gerações. É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.

As fases e os locais 

O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, entrou em fase piloto em agosto, inicialmente em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, e Rio de Janeiro passam a figurar na lista de capitais atendidas.

Com o intuito de facilitar a adesão dos pontos de venda parceiros da cervejaria, a Heineken® disponibiliza o site https://www.heinekenenergiaverde.com.br onde é necessário fazer um breve cadastro.

A partir de 2022, o programa já atenderá a cidade de São Paulo e mais outras 18 capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre,  Florianópolis, Palmas e Brasília – DF.

Inscreva-se já e aguarde o projeto

Os interessados em São Paulo devem entrar no site ( clique aqui ) e deixe, desde já, o cadastro pronto. Na mesma página, há mais informações sobre o projeto. E mais: as perguntas mais frequentes para responser suas dúvidas. E ainda tem um link para para conversa via WhatsApp.

Com isso, a Heineken® almeja chegar no ano de 2030 com 50% de seus pontos de vendas beneficiados pelo programa. A disponibilidade do serviço será ampliada gradualmente, para além das capitais federais. A rede de atendimento estará disponível no portal.

“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores. O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040″, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Heineken GREEN YOUR CITY

O projeto de energia distribuída é parte da plataforma recém lançada GREEN YOUR CITY, um movimento da marca Heineken® para ressignificar o espaço urbano e a vida noturna pós-pandemia, de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente.

O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que estes espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais.

“A ideia é que possamos apoiar de ponta a ponta os nossos parceiros, na energia que eles utilizam, nas atrações que envolvem o público e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais verde”, explica Gabriel.

Neste primeiro momento, a Casa de Francisca e Bona Casa de Música, ambos lugares emblemáticos da capital paulista, e outros pontos culturais dos mais variados segmentos farão parte da iniciativa, entre eles Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades com apoio da marca. Novas parcerias e iniciativas da plataforma serão divulgadas em breve.

Produção com energia renovável+.

Em dezembro de 2020, a marca Heineken® avançou na produção e envasamento da cerveja com uso de energia 100% renovável, nas Unidades de Araraquara (SP), Alagoinhas (BA) e Ponta Grossa (PR), que já operam com energia limpa tanto térmica como elétrica.

Até 2023, a cervejaria de Jacareí (SP), que já opera com 100% de energia elétrica de fontes renováveis, ganhará novas caldeiras de biomassa, convertendo assim essa e todas as outras oito cervejarias no Brasil para operarem unicamente com energia verde na produção de todos os produtos do portfólio da companhia.


Assista ao vídeo com o tema da pandemia e os cuidados sanitários:


Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias. <<Com apoio de informações/fonte: Agência Lema / Ricardo Oliveira >>


 

 

d