da Redação DiárioZonaNorte ==

A última reunião da Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e Região  (AAMJSP) presidida por Alba Medardoni, aconteceu na 5ª feira (26/09) no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora da Salette e reuniu cerca de trinta pessoas, que iam chegando aos poucos e procurando lugares.  O frio não se mostrou um empecilho quando o assunto é sério: segurança e melhorias para a região Norte.  Secretariando a reunião Rosemary Guimarães Matos, Mirian e Marília Domingos Sarzedo.

Alba iniciou a reunião fazendo um balanço das atividades da Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e Região. Reafirmou que a Associação recebe todos parlamentares e assessores, independente de partido ou ideologia, desde que estes tenham como meta auxiliar nas demandas da região.

Ações sociais ==  A  Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e Região realiza há 19 anos um trabalho social de fôlego, que beneficia instituições que cuidam de idosos e  crianças em situação de risco e orfanatos. Para tanto, Alba conta apenas com a ajuda de amigos e de empresários da região, que ela chama de membros da “Corrente do Bem”.  A  Associação não recebe nenhum subsídio do governo.   A  meta da Campanha de Dia das Crianças é beneficiar 21 entidades, entre orfanatos e abrigos com crianças em situação de risco.

Retorno das demandas ===  Alba falou à platéia que, as demandas apresentadas para a Subprefeitura de Santana /Tucuruvi/ Mandaqui na última reunião, entre elas queixas de barulho contra uma quadra de futebol de areia em Santana e a ocupação irregular de calçadas pelo Bar do Luiz, estão em andamento.

Após a abertura da reunião, Alba convidou para compor a mesa de autoridades o Capitão James Carlos – comandante da  3ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar e Iara Ferreira – coordenadora da Unidade de Vigilância em Saúde – UVIS – Jaçanã/Tremembé.

Agradecimento === Alba agradeceu de público o trabalho e o empenho do Capitão James Carlos pela nossa região. Ela disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e que, mesmo assim  Capitão está sempre disponível para os assuntos do bairro com respostas rápidas e efetivas.

Segurança Pública === O Capitão James Carlos comentou o trabalho que a 3ª Cia do 9º Batalhão vem realizando em conjunto com a Subprefeitura de Santana, na desfavelização dos canteiros do Metrô na Avenida Cruzeiro do Sul. Ele lembrou que recentemente, a Prefeitura de São Paulo fechou um dos três abrigos para moradores em situação de rua – localizados na Avenida Zaki Narchi, aumentando desta forma, o número de pessoas que circulam pela área.  Sobre a instalação do Atende (equipamento que acolhe dependentes químicos) na região da Ponte Pequena, ele informou que a PM monitora de perto a situação.

O Capitão James Carlos alertou ainda, sobre o crescimento de roubos e furtos de celulares, em parte pela falta de atenção das pessoas ao andar pelas ruas.

Sarampo ===   Iara Ferreira – Coordenadora da UVIS Jaçanã/Tremembé, falou da importância da vacinação.  O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode levar à morte. A transmissão é por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.

Vacinar é preciso == Iara foi enfática ao lembrar que a prevenção ao sarampo, é feita por meio da vacinação. Não há tratamento para a doença.  As vacinas estão disponíveis em unidades públicas e privadas de vacinação.   Em 07 de outubro de 2019, acontecerá a primeira fase da  Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, onde o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. A segunda etapa ocorrerá de  18 a 30 de novembro e terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos.

A próxima reunião da Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e Região será 24 de outubro de 2019 – 20h.

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora