da Redação DiárioZonaNorte
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), subordinada à Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) realizou no sábado (8/7) a primeira edição do “Arraiá no Banco de Alimentos”.
A festa, que reuniu cerca de 500 pessoas em seu decorrer, aconteceu no Centro de Referência em Segurança Alimentar (CRESAN) –Banco de Alimentos, na Vila Maria – Zona Norte de São Paulo.
A entrada foi um quilo de alimento não perecível, que será doado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Com a ação, foram arrecadados 500 quilos de alimentos não perecíveis.
Festa e Cidadania
De acordo com Lucélia Loiola, coordenadora de projetos do CRESAN, “o Banco de Alimento faz parte de uma política pública federal para erradicação da pobreza.
Em São Paulo, foi instituído em 2002 através da Lei 13.327 e é um centro de referência em segurança alimentar, auxiliando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas por meio de 277 entidades cadastradas (e checadas) no CRESAN.
Ações como o “Arraiá no Banco de Alimentos” são estratégicamente pensadas para envolver a população em ações de cidadania”.
Quem faz
A linha de frente do CRESAN é formada por Eliana Martins (nutricionista e gestora do equipamento), Lucélia Loiola (coordenadora de projetos) e os nutricionistas Luiza Araújo, Roberta Teixeira, Natália Alcalá, Andreia Gozzo, Fabiana Barbosa e Bruno Nascimento Lopes.
É um trabalho de fôlego. Se cada uma das 277 entidades cadastradas atender no mínimo 100 pessoas, o trabalho do CRESAN vai impactar positivamente a vida de pelo menos 27.700 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Um trabalho sério, silencioso e que em um país com 13 milhões de desempregados é de extrema importância.
Parceiros
O evento contou com a parceria da Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, por meio do trabalho das supervisões de esporte (Nelson Marques) e cultura (Estela Marinho) e com apoio do prefeito Dário José Barreto e do chefe de gabinete Evandro Gilio.
As entidades
As barracas de comidas típicas e brincadeiras ficaram sob a responsabilidade de treze entidades ligadas ao Banco de Alimentos: Grupo de Assistência ao Tratamento e Hospedagem Infantil, Associação Comunitária Vida Nova, Associação Comunitária Nova Esperança dos Moradores do Jardim Guanhembú, Associação Luta por Moradia e Direito do Imigrante (ALMEDI), Comunidade Kolping São Francisco de Guaianases, Associação dos Moradores dos Sem Teto do Jardim Lourdes e Adj., Associação Arca da Vitória, Associação Comunitária Segundo Mandamento, Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério a Missão de Cristo em Jardim Damasceno, Associação dos Agricultores da Zona Leste, Associação Beneficente Comunitária Bem Querer e Strikers Brasil FC.
Shows
O line up do “Arraiá no Banco de Alimentos” contou com atrações prá lá de especiais, com shows de Roger do Sinfonia de Cães, Fernando Gabriel, Beatriz Ribeiro e o sanfoneiro Lucas Venutti.
A abertura da festa
O prefeito Dário José Barreto participou da abertura festa, vindo direto de uma ação de zeladoria na região do Jardim Brasil e usava o uniforme de trabalho.
Visita do Secretário
Às 16h15, foi a vez do já demissionário secretário Eliseu Gabriel participar da festa. O professor Eliseu Gabriel comunicou, neste sábado (08/07/2017), ao prefeito João Doria sua decisão de deixar a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) para se dedicar ao mandato de vereador e, como presidente do PSB municipal, à construção de um projeto partidário.
Pedido de demissão
Durante a reunião de secretariado com o prefeito João Dória – que aconteceu às 08h30 da manhã do sábado (8/7), o professor Gabriel fez um balanço dos seus seis meses à frente da pasta, período em que sua pasta conquistou importantes resultados para a cidade de São Paulo.
Além de criar o programa de fomento e incentivo à agricultura paulistana e a plataforma de economia criativa “Criado em Sampa”, também implantou o programa “Empreenda Fácil” em todas as prefeituras regionais da cidade.
Fotos e selfies
O secretário foi muito simpático com todos, cumprimentou muita gente, tirou várias fotos e selfies e ainda participou da quadrilha, fazendo par com sua Coordenadora de Comunicação, Viviane Bueno.
Investimentos no Banco de Alimentos
“Essa é mais uma ação que visa a manutenção do nosso Banco de Alimentos, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício”, afirmou o secretário Eliseu Gabriel.
“No mês passado foi firmado repasse de R$ 3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) à Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), valor que será investido no Banco de Alimentos. Com essa parceria será possível ampliarmos a atuação deste serviço, pois contaremos com três caminhões frigoríficos para a retirada e a distribuição dos alimentos”, completou o secretário.
Casamento de idéias
Ao som da sanfona de Lucas Venutti a tão esperada quadrilha, com um casamento muito especial celebrado pela cantora Beatriz Ribeiro, onde a Supervisão de Cultura – representada por Estela Marinho vestida de noiva -, aceitou casar-se com a Supervisão de Esportes – representada por Nelson Marques, elegantemente trajando um terno amarelo.
O Secretaria deTrabalho e Empreendedorismo, representada pelo professor Eliseu Gabriel, casou-se com o CRESAN, representado por Lucélia Loiola. A madrinha do “casório” foi a assessora de comunicação da SMTE Vivi Bueno.
Para o expectador mais atento, o casamento simbolizou o firme propósito de todos os envolvidos trabalharem pelo desenvolvimento da cidade de São Paulo.
Para ver a cobertura fotográfica completa, na fanpage do DiárioZonaNorte, clique aqui