da Redação DiárioZonaNorte ==

Dia 29 de cada mês é comemorado o dia do nhoque da fortuna. A tradição nasceu na Itália no século IV. Diz a lenda que São Pantaleão, vestido como um pobre de esmolas, bateu na porta da casa de um vilarejo pedindo comida. A família, muito pobre, dividiu todo o alimento que tinha com ele. Foram exatas sete bolinhas de nhoque para cada uma das pessoas sentadas a mesa. São Pantaleão agradeceu a hospitalidade e se foi. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

O dia 29 foi escolhido por ser o dia de São Pantaleão (comemorado oficialmente no mês de dezembro). Reza a tradição que, ao colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer os sete primeiras unidades de nhoque mentalizando coisas boas, faz com que haja fortuna e muita sorte no resto do mês para quem realizar o ritual.

Para quem quer comemorar o dia do Nhoque ou Gnocchi (em italiano) de uma forma deliciosa, o  DiárioZonaNorte  publica a receita desenvolvida pelo chef Henrique Escabia, da  Sabor das Índias, que harmoniza um delicado Nhoque com o toque da pimenta biquinho com mel.

Nhoque com Antepasto de Biquinho, Azeitona Preta e Mel ao Ragu de Carne com Rúcula Precoce por  chef Henrique Escabia – Sabor das Índias

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos
Dificuldade: Média
Rendimento: Para 4 Pessoas
Utensílios: Faca, tábua, panela pequena, caçarola média, frigideira grande, panela de pressão, espremedor de batata, colher para panela e peneira

Ingredientes para o Ragu
Azeite – 60ml – 4 colheres de sopa
Cebola picada cubos pequenos – 170g – 1 cebola média
Patinho cortado em cubos pequenos – 500g
Vinho Tinto seco – 100ml – ½ xícara chá
Tomate Pelati – 1 lata
Água – Meia lata do tomate pelati
Tomate sem semente cortado em cubos – 170g – 1 tomate médio
Cenoura ralada – 130g – 1 cenoura pequena
Sal e pimenta a gosto
Manteiga – 1 colher de sopa

Modo de Preparo

  1. Coloque o azeite em uma panela de pressão, acrescente a cebola e doure até que comece a caramelizar. Coloque a carne em cubos e frite para selar.
  2. Quando a carne começar a soltar líquido, coloque o vinho tinto, o tomate pelati, metade da lata do pelati de água, o tomate em cubos e a cenoura ralada.
  3. Quando começar a ferver, feche a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por 30 minutos.
  4. Após desligar o fogo, aguarde a pressão da panela sair, corrija o sal, a pimenta e amasse com um espremedor para que desfie os pedaços de carne e legumes. Acrescente a manteiga e misture.

Ingrediente para o Nhoque
Batatas Asterix (Casca Rosa) – 6 unidades médias 1kg
Papel Alumínio – 1 rolo
Gema de ovo – 2 unidades
Antepasto de Pimenta Biquinho com Azeitona Preta e Mel Sabor das Índias  – 2 colheres de sopa
Noz-moscada – a gosto
Sal e pimenta do reino moída – a gosto
Farinha de Trigo – 4 colheres de sopa
Amido de Milho – 4 colheres de sopa
Azeite – para untar

Modo de Preparo

  1. Lave as batatas com casca, faça com auxílio de uma faca alguns furos nas batatas e coloque metade por vez no micro-ondas. Por 4 minutos, vire as batatas dentro do micro e coloque mais 3 minutos, ao retirar do micro-ondas embrulhe as batatas no papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos para terminar o cozimento em tempo de espera. Faça o mesmo processo com a outra metade das batatas. *Quando cozinhamos as batatas na água, elas absorvem mais líquido, precisando assim de mais farinha para dar ponto, deixando o nhoque mais pesado e borrachudo. Assar embrulhadas no papel alumínio em forno convencional, também é uma boa opção.
  1. Corte as batatas ao meio e passe no espremedor de batatas. Utilize a bancada da pia ou mesa para misturar e abrir o nhoque.
  2. Coloque as gemas, o antepasto de biquinho, a noz-moscada ralada na hora, o sal, a pimenta, metade da farinha de trigo e metade do amido de milho. Misture.
  3. Acrescente aos poucos a outra metade da farinha de trigo e do amido, até que comece a ficar mais seca e não grude na mão. Não coloque toda a farinha de uma vez, pois o ponto pode variar de acordo com a qualidade da batata, e ainda iremos utilizar farinha no processo de abertura dos rolinhos.
  4. Jogue um pouco de farinha de trigo na superfície, onde irá abrir os rolinhos de nhoque para cortar. Abra rolinhos utilizando as duas mãos, com 1cm de diâmetro e corte com aproximadamente 2cm de comprimento. Trabalhe com a bancada sempre enfarinhada para que os nhoques não grudem
  5. Em uma panela com água fervendo, coloque uns 20 nhoques por vez para cozinhar, assim que subirem a superfície, retire com auxílio de uma escumadeira, e coloque em um recipiente untado com azeite. Faça o mesmo processo com o restante.

Para Servir 
Rúcula precoce (folhas novas pequenas) 100g – 1 pacote pequeno
Queijo Estepe ralado – 100g – 1 pedaço

Montagem
Aqueça uma frigideira grande com manteiga, passe os nhoques para selar, coloque em uma travessa grande, cubra com o ragu, decore com as folhas de rúcula e rale o queijo por cima.

Sobre a Sabor das Índias === Produtora de  pimentas gourmet desde 1994, cultiva  pimentas  com carinho em parceria com pequenos produtores seguindo um rigoroso controle de qualidade.  Fabricam uma  gama de produtos deliciosos: patês de pimenta, chutneys, conservas, geléias, vinagres temperados, e produtos típicos do Brasil, utilizando  matérias-prima selecionadas de alta qualidade, advindas de suas fazendas, garantindo e apoiando a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura familiar

Conheça a loja online aqui

<Apoio de informações/receita: Máxima Assessoria >

ID Digital

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora