Depois de uma etapa de seleção de três meses, disputado por mais de 60 alunos de quatro escolas públicas da Zona Norte, o Startup Varejo 2019 chega à grande final de sua 2ª edição, neste sábado (06/07/2019). O evento é um programa educacional dedicado ao varejo e incentivo aos alunos da região, com realização do Instituto Center Norte, em parceria com a consultoria Ideias de Futuro e a Secretaria Estadual de Educação.  O Day Camp Startup Varejo 2019 acontecerá no Luiza Labs, das 9 às 17h30, e reunirá os oito grupos finalistas, que seguem abaixo:

Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo – ETAL – Vila Siqueira/Bairro:Limão

  • SobMedida: projeto para conectar alfaiates com pessoas que precisam de roupas sob medida.
  • CEPD: projeto que tem como objetivo promover melhor mobilidade de pessoas com deficiência (como se fosse um Uber para esse público).

Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega –  Matão – – Jd.Laranjeiras/Casa Verde

  • Garage Rent: projeto que conecta pessoas que querem alugar uma garagem a quem tem uma vaga.
  • Smart Buy: projeto para auxiliar a compra de produtos por pessoas com deficiência de fala, audição e visão.

Escola Estadual Casimiro de Abreu – CECA – Vila Paiva/V.Guilherme

  • Saúde Virtual: aplicativo para auxiliar as pessoas a encontrarem farmácias com os melhores preços, com buscas por medicamentos.
  • Family Market: conecta pequenos comerciantes de peças para manutenção de computadores e celulares aos técnicos.

Escola Estadual  Buenos Aires -B.A. – Santana

  • XeppA: aplicativo que une pequenos donos de mercados, que tenham produtos próximos ao vencimento da data de validade, com pessoas que queiram comprar esses produtos mais baratos para consumo imediato.
  • +Tempo: aplicativo para transitar os créditos entre os cartões de transporte Bilhete Único – SPTrans e BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano.

Mais desenvolvimento === Os grupos finalistas apresentam-se para os jurados com especialistas em tecnologia, empreendedorismo, varejo e educação, que escolherá o projeto vencedor. A startup campeã receberá uma pré-aceleração de três meses da Ideias de Futuro. Com a premiação, os estudantes terão a chance de desenvolver ainda mais o projeto e até mesmo lançar a startup e o aplicativo. Além de oferecer a mentoria, parte do prêmio será promover visitas coordenadas desses jovens, a diferentes centros tecnológicos.

Case de sucesso === Haverá uma apresentação especial do grupo vencedor do ano passado, com os cinco alunos da  ETEC Parque da Juventude,  com o aplicativo  ServPet (*) . Esse aplicativo foi desenvolvido para  oferecer entrega de refeições frescas e balanceadas (de acordo com veterinários e nutricionistas) para pets. O projeto é um contraponto ao consumo restrito de rações industrializadas que propõe somar praticidade ao dono e qualidade de vida ao animal de estimação. O grupo mostrará o case que está em transformação para uma plataforma digital. <<  (*) ServPet – Escola: Etec Parque da Juventude – Diretora: Márcia Loduca – Alunos: Eduardo Vaz Bezerra, Erika Fernanda Perez Bezerra, Giulia Dorado, João Pedro Freire de Jesus e Lorena Caliman Santos. >>

A importância do varejo === Segundo dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejo é a principal porta de entrada do jovem no mercado de trabalho. A  diretora geral da Ideias de Futuro, Jaciara Cruz,  reforça que “apesar de o mercado de trabalho do varejo ter eliminado aproximadamente 100 mil vínculos empregatícios formais nesses últimos cinco anos, sua característica de absorver trabalhadores sem experiência profissional foi mantida. Nesse mesmo período, das 2,7 milhões de admissões referentes ao primeiro emprego, 25% foram feitas pelo varejo, sendo a maior participação setorial no Estado de São Paulo”.

Reveja reportagem sobre o 1º Day Camp Startup Varejo 2018 – 27/11/2018 – clique aqui


Serviço

Day Camp Startup Varejo 2019

  • Quando: 6 de julho (sábado)
  • Horário: Das 9 às 17h30
  • Local: Luiza Labs
  • Endereço: Rua Maria Prestes Maia, 300 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Sobre o Instituto Center Norte === O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da zona norte de São Paulo. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a zona norte mais sustentável.

Sobre a Ideias de Futuro === É uma consultoria de inovação social, fundada em São Paulo, em 2013, que atua no mercado de Educação, em especial no desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo tecnológico para alunos e professores. Tem atuado como realizadora e parceira responsável pelo desenvolvimento e aplicação metodológica em diversos programas. Entre eles, destacam-se: Startup Varejo (Instituto Center Norte), Startup in School (Google e Centro Paula Souza), AppLegal (Sabesp), Desafio do Cliente (Sabesp), MPA (Alef Peretz). Pelo Instituto Ideias de Futuro, atua na aplicação metodológica do projeto The Schools Challenge (JP Morgan Chase&Co Brasil), finalista da edição 2019 do prêmio ODS – da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A consultoria também apresenta soluções para organizações de outros setores interessadas em promover inovação de impacto, incorporando a geração de valor socioambiental em seus produtos, serviços e processos. Faz parte dos valores da Ideias de Futuro atuar no desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo e tecnologia. << Com apoio de informações/fonte: Fabi Ietto Comunicação / Ideias do Futuro / Instituto Center Norte >>

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora