da Redação DiárioZonaNorte ===

Em caso de enchentes, para quem ligar? Se acontecer algum acidente? Ou, então, se a minha carta dos Correios não tiver chegado? Uma lista de telefones úteis sempre é essencial para momentos de necessidade. Por isso,  logo abaixo, listamos os principais números úteis e de emergência nacionais. Fique atento a finalidade de cada um para não errar durante a ligação.

Os problemas em São Paulo === Como estamos em uma megalópole como São Paulo,  com 13 milhões de habitantes, os problemas são inúmeros nas 32 prefeituras regionais e seus 96 distritos. Especialmente, aqui na Zona Norte, onde temos sete prefeituras regionais nas áreas Noroeste (Perus/Anhanguera, Pirituba/Jaraguá/São Domingos e Freguesia do Ó/Brasilândia) e Nordeste (Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Gulherme/Vila Medeiros).

O PROTOCOLO === Diante disto, há uma grande demanda de pedidos diariamente nas prefeituras regionais. É importante que esses pedidos sejam  registrados na Praça de Atendimento — nos prédios da prefeituras regionais –, ou através do telefone 156. Nos dois casos, é importante passar as informações com clareza sobre o que acontece, o problema, com referências de ruas e avenidas, numeração do local e outros detalhes pertinentes. Deixar nome, endereço e telefone/e-mail de contatos. O atendente finalizará o pedido – que é chamado de TID-Tramitação Interna de Documento, ou seja, o protocolo – com a numeração, dia e horário. Guarde o documento para acompanhamento e informações posteriores.

                          PREFEITURA DE SÃO PAULO

        Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR)

  • AMLURB – Limpeza Urbana: Coleta Seletiva, lixo, limpeza, Cata-Bagulho, entulho, informações, solicitações, denúncias, feira-livre e sacolões, Ecopontos.
  • PSIU – SILÊNCIO URBANO – Informações, reclamações.
  • Lei Cidade Limpa: Nova legislação
  • Calçadas – Legislação, Informações e /ou solicitações.
  • Poda de árvore.
  • Tapa buraco
  • SLEA – Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades (Licença de funcionamento)

Observação> Os assuntos de todas as Secretarias Municipais podem ser comunicados através do mesmo processo telefônico (Fone 156). E mais:

Serviço de Iluminação Pública – Ligue Ilume: 0800 779 0156

Serviço de Limpeza Pública e Varrição – 0800-7777156 (das 7h às 19h)

Emergências no Trânsito: 1188

Mais informações/telefones da Prefeitura de São Paulo: clique aqui


                         Destaque de alguns TELEFONES DE EMERGÊNCIA:

  • Corpo de Bombeiros – 193 ==  As consequências da maioria dos acidentes domésticos ou na rua podem ser amenizadas com o socorro imediato do Corpo de Bombeiros. O Disque Bombeiros atende a incêndios, acidentes com animais, vazamentos de gás, produtos químico e causas naturais como alagamento e queimadas
  • Policia Militar – 190 == O 190 é um serviço de emergência  da Polícia Militar que atende aos cidadãos em casos de riscos, ameaças contra a vida, denúncias de roubos, atentados e proteção pública. Pode ser acionado de telefones fixos e celulares.
  • Polícia Rodoviária Federal – 191 == As atribuições da Polícia Rodoviária Federal são definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (polícia de trânsito). Fiscaliza diariamente rodovias e estradas federais para exercício do direito de locomoção de veículos.
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198 ==  Atende a sociedade em casos de ocorrências em rodovias estaduais como pedidos de socorro e reclamações.
  • Defesa Civíl – 199 == A Defesa Civil é responsável em precaver, socorrer, assistir e ajudar na recuperação da população em caso de desastres, sejam chuvas ou outras situações de risco. Para denúncias e pedidos de auxílio, ligue no 199.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (pronto-socorro)  – 192 ==  O SAMU é o serviço médico brasileiro utilizado em caso de emergências médicas. Para utilizá-lo, basta ligar para 192 e explicar o tipo de emergência para acionar o serviço.

                Destaque de alguns TELEFONES DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

  • Central de Atendimento à Mulher no Brasil – 180 ==  O número 180 foi criado para dar mais informações sobre direitos femininos e apoio psicológico à mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres.
  • Correios – Nacional – 0800-725-7282 == Este número é usado para contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar Ceps e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.
  • Direitos Humanos – 100 ==  O Disque 100 foi criado para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes, denúncias de pessoas em situação de rua, da população LGBT, de pessoas com deficiência e idosos.
  • Disque-Defensorias Públicas – 129 ==  Pelo telefone, é posśivel tirar dúvidas sobre onde e como conseguir um defensor público, procedimentos e documentos necessários. Também é possível marcar o primeiro atendimento
  • Ouvidoria do Ministério Público – 127 ==  O número serve para denúncias de crimes ambientais, danos ao patrimônio público, desrespeito ao Código do Consumidor, abusos de autoridade e crimes como trabalho escravo.
  • Procon-151 -== É o órgão público responsável pela proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Para tirar dúvidas sobre direito do consumidor ou fazer uma denúncia, ligue no número 151. O Procon também atua em operações especiais e externas de fiscalização.
  • Receita Federal (Receita Fone) – 146 ==  A Receita Federal administra a maioria dos tributos federais. Esse telefone é de atendimento aos contribuintes para sanar dúvidas e dar esclarecimentos. A Receita é responsável, por exemplo, pela fiscalização do Simples Nacional.

                          Tabela Complementar == Serviços

<<Com apoio de informações: EBC/Agência Brasil>>

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