por Joana D´Arc Figueira (*) ===

A Zona Norte tem muita coisa boa, não é mesmo?  Há mais de 10 anos, descobri os tesouros humanos dessa região: as crianças e adolescentes do Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança – C.O.T.I.C.

Desde então, implantamos e desenvolvemos um trabalho de interação, integração, acesso e vivência da cultura, essenciais à vida de todas as crianças, adolescentes e jovens.

Nossas crianças, ao longo desses anos, vão a espetáculos teatrais, cinemas, planetário, passeios socioeducativos e à bailes da terceira idade, juntamente com os idosos, residentes em algumas instituições, também da região.

E, cada momento com eles, em qualquer lugar, é um valioso presente e excepcional aprendizado!

Neste sábado (18/05/2019), foi mais um daqueles dias, surpreendentemente, prazeroso, pois nossas crianças do COTIC foram visitar nossos amiguinhos, mais vividos, do Lar Instituição de Longa Permanência (ILPI) Casa Verde, e adoraram!

Assistimos a um grupo de bailarinos/dançarinos e cantora, que proporcionaram a esse público tão especial uma tarde de alegria contagiante. Foi maravilhoso presenciar tantos sorrisos e aplausos, dos nossos queridos, aos “artistas”, cujo casal principal, dois jovens de quase 90 anos, casados há 70, deram um show de tango e rock.

Mario e Nelly (que já fizeram sucesso no palco do “Caldeirão do Huck”), juntos há 70 anos – desde que eram adolescentes de 15 e 17 anos, respectivamente, foram o especial destaque da tarde. Hoje, aos 86 e 88 anos, o casal, em plena forma, esbanjou toda energia e charme na coreografia sob a trilha sonora de “Estúpido Cupido”, contagiando a plateia que dançou junto, cada um a seu modo. Teve, ainda, performances de “Carmem Miranda e A Bela e a Fera”, que provocaram suspiros na criançada.

Foi lindo ver o “brilho nos olhos” das crianças e os idosos, curtindo, fazendo coro, e, no final, dançarem juntos ao som de “Trem das Onze”. Para variar ficou o “gostinho de quero mais “, por isso já estão contando os dias para o baile do Clube Piratininga, no sábado (01/06/2019).  Vale participar!

Conheçam essas instituições, e se puderem: ajudem e divulguem.

O que faz o COTIC ===  O Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança (COTIC), fundada em 20/09/99, é uma instituição filantrópica que abriga crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos, portadoras de necessidades especiais, tais como: doença mental leve, moderada e profunda, deformidades físicas severas.  Essas crianças chegam pela carência, abandono, vítimas de maus tratos, quando retiradas dos familiares pelas Varas da Infância e da Juventude, uma vez que seus direitos foram violados. O COTIC é a casa dessas crianças, pois proporciona-lhes a convivência em um ambiente saudável, confortável, garantindo-lhes todos os recursos necessários para seu bem estar e desenvolvimento de qualidade.  Ao contrário da maioria da organizações, existentes na capital, o COTIC não recebe nenhuma ajuda governamental ou municipal, por isso toda ajuda será sempre necessária, para qualquer das duas unidades:

  • 1:  Horto Florestal: Rua do Horto, 805  – SP
    2:  Santa Terezinha: R. Luis Antonio dos Santos, 432 – SP
  • Telefones: (11) 2261-5797 / (11) 2262-7240  –  Email: coticsede@gmail.com
  • http://www.cotic.org

O que faz o ILPI  Casa Verde === É uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) Casa Verde que abriga 30 idosos em situação de vulnerabilidade social, administrada pela Ong Associação de Lutas e Promoção Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com o objetivo de desenvolver a socialização dos residentes, através de atividades pedagógicas, jogos, passeios culturais e intelectuais. Com a função prioritária de acolher pessoas idosas de ambos os sexos, com diferentes necessidades e grau de dependência (idosos em situação de vulnerabilidade e riscos), vínculos familiares rompidos e situações de negligencia familiar institucional, é uma residência com estrutura física adequada a garantir um ambiente mais próximo às relações familiares, com proteção integral a todos os direito estabelecidos no Estatuto do Idoso.

Lá, também, toda ajuda é benvinda, principalmente a presença e participação ativa de voluntários.

Endereço: Rua Antonio Vera Cruz, 199 – Casa Verde – SP
Telefone: (11) 3384-8383 –  http://www.alps.org.br/mentores


(*) Joana D´Arc Figueira === Publicitária e advogada, ativista social há 30 anos, em prol do desenvolvimento da comunidade. Moradora participativa e defensora da região da Ponte Pequena/Armênia. Luta contra o abandono e arbitrariedades impostas  pelo Poder Público à região onde reside e aos bairros da Zona Norte.


 

artevet_comtelefone

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora