Um exemplo de garra e de busca de conhecimento: 30 adolescentes inauguram no sábado (24/11/2018), às 10 horas, a exposição de fotografia com trabalhos que produziram com empenho ao longo de quatro meses. Após curso de introdução à fotografia com os professores Patrícia Marchesoni, Ricardo Rios e André Spinola, as meninas e meninos vão expor as obras no local onde realizaram o curso, a Casa de Cultura da Vila Guilherme – “Casarão” (Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme – ao lado do Sonda da Maria Cândida).  A exposição tem entrada livre e fica aberta ao público até o dia 16 de dezembro.

Todas as imagens foram produzidas pelos participantes do Projeto Fotossensível, curso de introdução à fotografia produzido pela Aymberê Produções Artísticas com patrocínio da Viação Cometa, por meio do ProAC ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo, e apoio do Instituto JCA e da Rever – Estudos em Fotografia. Os participantes são pré-adolescentes e adolescentes de 13 a 16 anos que estudam nas escolas EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves, EMEF Cel Ary Gomes e EMEF Célia Regina, situadas no Parque Vila Maria, Zona Norte de São Paulo.

Ao longo do curso, os jovens trabalharam conteúdos teóricos e práticos que fazem parte do encantado mundo das câmeras. Aprenderam sobre interpretação de imagens e tipos de fotografias, construíram uma câmera escura, fotografaram com câmera pinhole (sem lentes) e câmera digital em saídas fotográficas pelo bairro, e visitaram exposições de arte em centros culturais públicos da cidade.

 “Fizemos também exercícios práticos de selecionar trabalhos de fotógrafos famosos e, depois, produzir um desenho a partir dessas fotos, com colagens. Analisar e desmontar o trabalho de fotógrafos ajuda muito na percepção da composição da foto”, observa Ricardo Rios.  E complementa: “Quando o fotógrafo clica, ele não está fotografando apenas o tema, ele está organizando esse tema de uma forma visual pelos tamanhos, pelas posições e pelos ângulos”.

Já o coordenador da Casa de Cultura da Vila Guilherme- “Casarão”Juninho Sendro, conta que valoriza a oportunidade desses jovens de terem um estudo sobre essa arte tão cedo. “Sou fotógrafo e aprendi fazendo. É muito bom que esses adolescentes possam ter essa experiência de estudo no Casarão, com profissionais para instruí-los sobre fotografia de registro e fotografia artística. Quero que, aqui, eles se sintam em casa, ocupando um espaço que é deles para produzir e disseminar arte”.

Depois de bastante referência e prática, é chegada a hora desses jovens selecionarem junto aos professores seus melhores trabalhos para mostrar ao mundo!

O projeto ===  “Fotossensível” integra uma ação artística e educativa continuada desenvolvida pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico do qual faz parte a Cometa – em parceria com a Aymberê. O programa envolve projetos especialmente elaborados para o Parque Vila Maria, bairro onde a Cometa está situada há mais de 65 anos e que ajudou a construir, além do apoio a outros projetos artístico-culturais.

Em 2017, houve o “Pra Cá ou Pra Lá? – Escolhas e Encontros”, que consistiu em formação de narração de histórias para jovens e professores do Parque Vila Maria. Em 2016, aconteceu o projeto “Caminhos da Arte”, uma exposição do fotógrafo Daniel Kfouri que foi realizada dentro da escola General Paulo Carneiro Thomaz Alves, que envolveu, em paralelo, intenso processo de formação em fotografia e apreciação de arte com estudantes e professores da escola.

Conforme escreveu Tatiana Antunes, presidente do IJCA, uma marca do Instituto “é a de buscar trabalhar a partir das vontades e potencialidades que se apresentam no território, e criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, a empresa e os parceiros, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável”. Essa diretriz se funda no entendimento de que “a arte não deveria ter um lugar restrito de circulação” e que o Parque Vila Maria pode ser visto, também, como um centro produtor de sua cultura e sua arte, além de consumidor de outras culturas e artes.

Jovens artistas e fotógrafos: Alice Almeida Silva, Aline Gabrielly Santos Batista, Andreia Florêncio da Silva Souza, Ariely Fabricia Pereira Marcos, Carlos Henrique S de Souza, Jade, Deysiane Milena da Silva, Eduarda Primo da Silva, Erick Souza de Assis, Felipe da Silva Nascimento, Gabriel Miranda Teixeira, Gustavo Natan dos Santos Pinheiro, Gustavo Santos Lima, Jefter Furtado Reis, Kauã Cardoso, Laiza Silva Nascimento, Larissa Ferreira dos Santos, Leonardo da Silva Nascimento, Lethicia Sthefanie Lima dos Santos, Lucas Souza Santos, Luiza Dantas de Albuquerque, Pedro Johnny Bazoalto Marca, Renata Pimentel de Jesus, Samara de Melo Souza, Thayná Andrade de Santana, Thaynara Andrade de Santana, Waliqueli Araújo dos Santos.

SERVIÇO

  • Exposição final do Fotossensível, curso de introdução à fotografia para jovens                  Local de realização: Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão
  • Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
  • Data: 24 de novembro a 16 de dezembro
  • Entrada gratuita
  • Mais informações pelo e-mail aymbereprodart@gmail.com ou pelas redes facebook Parque das Artes Vila Maria e     instagram @parquedasartesvilamaria

<<Com apoio de informações/fonte: Aymberê Produções Artísticas >>


 

artevet_comtelefone

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora