da Redação DiárioZonaNorte ===

A cidade de São Paulo tem história em “estórias” que muita gente duvida. São concebidas pelo absurdo que se apresentam. Uma delas está no Tucuruvi (Zona Norte), desde sábado (28/07/2018), com a inauguração de um grande e moderno Terminal de Ônibus (na Avenida Tucuruvi, em frente à Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi/Mandaqui),  que atende somente uma linha da empresa Sambaíba. É a linha 107T-10, que sai do Metrô Tucuruvi e faz o trajeto até o Terminal de Pinheiros — passa pelo Terminal Rodoviário do Tietê, Rua Augusta e Av. Brigadeiro Faria Lima, entre outras. E o aviso dependurado ao lado do ônibus deixa bem claro com “mapinha de localizações” para mostrar que a única linha foi transferida da Rua Paulo de Faria, 120, que fica ao lado do Shopping Metrô Tucuruvi para o novo Terminal-3 da Av.Tucuruvi.

Inauguração às pressas === “Isto é um absurdo. Olha só o tamanho deste terminal para ter somente uma linha. Quanto foi gasto em tudo isto? E não precisava”, comentava indignada a moradora (a duas quadras dali) Maria Lúcia Barbosa. Segundo ela, a inauguração foi feita na correria que nem o ônibus consegue sair direito do novo terminal. E o fato foi constatado quando o ônibus de nº 2-2630 da Sambaíba foi iniciar seu roteiro, no domingo à tarde, e teve que subir em madeiras improvisadas e já corroídas, colocadas em uma enorme vala na diferença com o asfalto da avenida. E, com toda essa dificuldade, o motorista ainda teve que usar sua técnica de malabarismo e de bom piloto para manobrar o veículo invadindo o outro lado do acostamento – deu sorte que não havia carro estacionado. “A gente vinha notando essa falha e é incrível que o engenheiro da obra não viu nada. E também não fizeram teste para perceber o problema de manobra para o ônibus sair do terminal”, comentou um motorista do Ponto de Táxi, junto ao  terminal.

Controvérsias e transparência === Enquanto um outro morador comentava — “Quero ver agora alguém mostrar quanto custou essa obra para o shopping ou prefeitura? Temos o direito de esclarecimentos e da transparência” –,  já um funcionário da Sambaíba, sentado comodamente em sua mesinha de controle da SP Trans, comentava: “É pouco terminal para muitos ônibus!”. Quando indagado explicou que a única linha ali a funcionar vai ter “22 ônibus… quase 30!”, e que “neste final de semana está tranquilo, mas a partir desta 2ª feira (30/07) vai formar uma enorme fila”. Com modelos maiores de ônibus, naquele espaço do terminal, calcula-se quatro veículos estacionados – que se depender da previsão, terá alguns deles congestionando a Av. Tucuruvi, em cima da “faixa de ônibus”, o que pode criar um super-engarrafamento. Na parte de fora, foi construída “uma baia” (recuo para dentro da calçada) onde serão realizadas as paradas rápidas dos ônibus que vem pela Avenida Tucuruvi – alguns seguem adiante e outros entram no sentido do shopping.

A distribuição das linhas === O novo Terminal de Ônibus trouxe maior acessibilidade para os passageiros que circulam no local, com rampas  na parte externa e, internamente, duas escadas rolantes, que levam na parte inferior da Rua Paranabi,  que continua do mesmo jeito servindo outros três pontos de linhas da NorteBuss ( 1720/21 – Vila Sabrina / 1720/10 – Jardim Guançã/Cantareira e 121/G10 – Parque Novo Mundo) que estão em local de grande movimento de passageiros, sem abrigo e muito trânsito no local. Na Rua Paulo de Faria permanecem as sete linhas restantes, com ônibus estacionados na parte interna do shopping e do lado esquerdo da rua. Já na Avenida Antonio Maria de Laet estão os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que fazem as sete linhas intermunicipais de Guarulhos – e mais três que fazem a passagem pelo local — , e que teve o terminal inaugurado em 31 de março passado.

O que aconteceu === Essas mudanças estavam previstas no projeto e licitação do Shopping Metrô Tucuruvi, desde 2007,  e que teve sua inauguração parcial em 18 de abril de 2013 – com alguns adiamentos no meio do caminho — entre outros problemas de autorizações e alvarás. Com seus 36 mil metros quadrados, o shopping contava com previsão de circulação de um milhão de pessoas na região, junto às linhas de ônibus e metrô. Mas a JHS-F Participações, que investiu R$200 milhões na época como proprietária do shopping — em novembro de 2016 foi vendido para o grupo Hemisfério Sul Investimentos por R$440 milhões –, ficou responsável pela construção do terminal urbano para atender as 23 linhas de ônibus da região e por reformas no sistema viário dos arredores para diminuir os impactos no trânsito. Além da obrigatoriedade do Termo de Compensação Ambiental, com retirada de árvores centenárias do entorno, com muitos protestos de moradores e ambientalistas — que até hoje não houve esclarecimentos e transparência sobre os procedimentos.

A confusão no local === São 5 anos e três meses que a população da região vem enfrentando os problemas de trânsito no local. Somente a partir de março deste ano é que o Shopping Metrô Tucuruvi contou com o trabalho nas obras dos terminais pela Totum Construções. Mas os moradores e usuários das linhas não estão enxergando grandes mudanças na região. “Acho que vai continuar o mesmo problema com os ônibus atravancando o trânsito na Rua Paulo de Faria e neste Terminal da Av. Tucuruvi não vai beneficiar quase nada”, observou um usuário da Linha Parque Novo Mundo, na Rua Paranabi. E outras histórias de “estórias” podem surgir a partir do movimento da semana, quando os usuários e trabalhadores serão recebidos pelas novidades no Tucuruvi. E ver para conferir.

—–

Esclarecimento da SP Trans:

Linha 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros terá novo ponto inicial ==  A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 28/07/2018, a linha 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros terá seu ponto inicial realocado para o Terminal Tucuruvi 3, situado no cruzamento da Avenida Tucuruvi com a Avenida Dr. Antonio Maria Laet.

Com a mudança, a linha deixará de trafegar pela Avenida Tucuruvi, entre as avenidas Dr. Antonio Maria Laet e Mazzei, no sentido ida, deixando de atender o ponto de parada localizado na Avenida Tucuruvi nº 447.

Para mais informações ligue 156 ou acesse: www.sptrans.com.br

Confira os pontos que passarão a realizar o atendimento:

• Avenida Mazzei nº 91 (170 metros do atual ponto);
• Avenida Tucuruvi nº 161 (280 metros do atual ponto).

Confira as alterações na linha:

107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros
Ida: Term. Tucuruvi 3, Av. Dr. Antonio Maria Laet, acesso, R. Claudino Inácio Joaquim, Av. Mazzei, Av. Tucuruvi, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Álvaro Machado Pedrosa, Av. Tucuruvi, Term. Tucuruvi III.

============================

Distribuição das linhas nos três pontos do Shopping Tucuruvi:

1º Terminal Coberto da Av. Antonio Maria de Laet – da EMTU:

  • 003: Guarulhos (Cocaia) / São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Taboão)
  • 104: Guarulhos (Bom Clima) / São Paulo (Metrô Tucuruvi)
  • 105: Guarulhos (Jardim Moreira) / São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Vila Rosália e Unimesp)
  • 110: Guarulhos (Cocaia) / São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Jardim Bela Vista)
  • 111: Guarulhos (Jardim Leda) / São Paulo (Metrô Tucuruvi)
  • 532: Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) / São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Recreio São Jorge e Vila Galvão) / São Paulo (Jaçanã)
  • 802: Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) / São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Terminais Metropolitanos CECAP e Vila Galvão)

Linhas que atenderão  o ponto “de passagem” no 2º terminal na Av. Antonio Maria de Laet:

  • 103: Guarulhos (Parque Continental) / São Paulo (Metrô Parada Inglesa) via Guarulhos (Jardim Rosa de França e Unimesp)
  • 163: Guarulhos (Jd. Palmira – Parque Continental) / São Paulo (Metrô Parada Inglesa)
  • 500: Guarulhos (Terminal Metropolitano Vila Galvão) /  São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)

3º Terminal na Rua Paulo de Faria – Sambaíba:

  • 1765/10 – Jardim Cabuçu
  • 1767/10 – Edu Chaves
  • 1772/10 – Jardim Filhos da Terra
  • 2029/10 – Jardim Fontalis
  • 1722/10 – Jardim Marina
  • 1705/10 – Jardim São João
  • 2023/10 – Cachoeirinha
  • 107-T – Terminal Pinheiros

3º Terminal da Rua Paranabi – NorteBuss:

  • 1720/21 – Vila Sabrina
  • 1720/10 – Jardim Guança/Cantareira
  • 121/G10 – Parque Novo Mundo

——————————–

IBCC Institucional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora