da Redação DiárioZonaNorte ===

“Quero viver cada dia com um sonho para realizar”, é uma das centenas de frases do cartunista e empresário Maurício de Sousa, criador da Mônica e Cebolinha, com toda sua turma. E assim foram os dias dos sonhos que se tornaram realidades, da simplicidade ao profissionalismo,  dando com todos os méritos à Maurício de Sousa Produções (MSP) como  o  maior estúdio de histórias em quadrinhos do mundo, chegando a mais de 50 países e tendo um segundo estúdio no Japão. E assim o sucesso seguiu pelos vários caminhos com novos personagens alegrando crianças e  jovens, no cinema e nos produtos licenciados.

O futuro nas mãos das crianças === Entre esses dois fortes de mercados há uma bela e feliz preocupação em comum: as crianças. São as de geração de hoje que vão mostrar o futuro de diferenças e de qualidade – na agitação e correria tecnológica. Desta forma, o Sicredi –  engajado com a 6a. Edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) – e a Maurício de Sousa Produções dão continuidade aos ensinamentos de educação financeira às crianças do futuro. No ano passado, no primeiro acordo entre os dois, foi lançada uma série de seis edições de gibis especiais da Turma da Mônica com a temática de gestão financeira para crianças. Até agora, foram distribuídas mais de 2,1 milhões de revistas em quadrinhos, através de todas as agências e eventos do Sicredi, impactando milhares de  crianças e suas famílias.  Essas edições foram produzidas com base no “Caderno de Educação Financeira e Finanças Pessoais” do Banco Central do Brasil (BACEN), que buscou conscientizar crianças e adultos sobre a importância da boa administração da sua vida financeira.

Na tela, os desenhos animados === Agora, um novo acordo na produção de três desenhos animados (cada episódio tem um minuto e meio), que trazem como tema central questões do dia a dia da família: de onde vem o dinheiro; orçamento familiar; e a recompensa de quem sabe administrar os gastos. Esses filmes estarão no Canal Oficial do Sicredi no YouTube e serão exibidos em eventos e oficinas promovidas pelo Sicredi, nas comunidades, escolas e entidades pelo Brasil .

Filme 1 –  De onde vem o dinheiro? – clique na imagem:

Filme 2 –  Orçamento familiar:

Filme 3 – A recompensa de quem sabe administrar o dinheiro:

Um dia especial no Parque da Mônica === Com essas informações de abertura, o lançamento dos filmes aconteceu dentro do Parque da Mônica, no Shopping SP Market, na Zona Sul da cidade. Uma manhã de sábado (11/05/2019), onde os convidados – em sua maioria pais com seus filhos pequenos, foram recepcionados no espaço reservado ao teatro e eventos – com as presenças do presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Affonso Dasenbrock, e o diretor-presidente da Maurício de Sousa Produções (MSP),  Maurício de Sousa — junto a eles, o diretor comercial da Maurício de Sousa Produções (MSP), Rodrigo Paiva; e o gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis. Ainda as presenças especiais dos Assessores de Imprensa de Maurício de Souza,  José Alberto Lovreto (o cartunista JAL ) e Bete Faria Nicastro (diretora da Way Comunicações); e Maroan Tohmé (Diretor Executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ).  O evento de aproximadamente 40 minutos, com as apresentações dos filmes, foi conduzido pelo gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério de Lorenzo Leal.

A importante parceria com o Sicredi ===  No palco, a presença do diretor comercial da MSP, Rodrigo Paiva, que falou da importância da parceria com o Sicredi, confessando que fica impressionado com os números de crescimento do cooperativismo. E disse que a MSP tem o mesmo princípio do Sicredi, com bastante alegria e carisma dos personagens junto às famílias.  Em seguida,  foi a vez do gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ,André Alves de Assis, que considerou muito importante a parceria e o profissionalismo demonstrado em todos os momentos no projeto, mexendo com muita gente, que compreendeu a causa da educação financeira. Até citou que o próprio Maurício de Sousa orientou pessoalmente detalhes dos gibis e dos filmes. Ele lembrou que serão seis gibis da Turma da Mônica, com os princípios da Cartilha do Banco Central. E,  no final, teve a honra de  chamar  no telão a apresentação dos três filmes com os desenhos animados.

“Sem dívidas no futuro” === O cerimonial relembrou que a iniciativa integra  uma série de ações realizadas pelo Sicredi durante a Semana do Comitê Nacional da Educação Financeira (CONEF), que este ano acontece de 20 a 26  de maio. E convocou o presidente da Sicredi Par e Central Sicredi PR/SP/RJ,  Manfred Affonso Desenbrock, para falar sobre o assunto. Ele considerou impactante as ações de educação financeira junto às famílias e associados, com a participação da MSP através dos gibis e dos filmes. Manfred disse que são raízes que bem adubadas vão sedimentando as ações positivas de solidariedade e transparência. E lembrou que, ao lado, tem o fortalecimento da cidadania com a educação financeira e que o Sicredi leva tudo isto a várias entidades como incentivos. Segundo ele, o Sicredi hoje trabalha com mais 1.700 colaboradores em 22 estados do país, que levam ações com as cartilhas e as mensagens da educação financeira levam um certo tempo na consolidação. Demonstrou muita alegria na companhia da MSP, que também traz uma energia constante e ações positivas. “Sempre pensando na confiança coletiva”, encerrou.

“O sucesso de cada um” === Já o criador da Mônica, Cebolinha e a sua turma, Maurício de Souza, subiu ao palco e, de improviso, falou da importância do novo passo na parceria com o Sicredi. “Estamos levando sempre mensagens positivas nas revistas e nos filmes”, com referência ao momento e às lembranças de todos, na infância e juventude, que cresceram acompanhando os personagens da Turma da Mônica. Maurício fez referência aos 60 anos que está chegando com o estúdio. E lembrou de passagens de sua vida,  “meu estudo foi com a vida” e as economias para conseguir os passos da empresa. Lembrou que o importante é realizar o sonho e fazer o que gosta. Do “quarto da empregada”, onde foi jogada a semente da Maurício de Sousa Produções, hoje tem 400 pessoas no estúdio – sem contar outros colaboradores externos –, mostrando pela sua empresa que é uma dos maiores do mundo. A MSP detém 80 por cento do mercado de gibis e livros. Um dos sucessos mais recentes é o Mônica Toy no YouTube, que registra 10 milhões de views (acessos). “E arte brasileira parte para o mundo inteiro, sem fronteiras”, fazendo referências que a MSP chegou à Rússia, México, Estados Unidos e agora abriu a sua base no Japão. “Nossas histórias estão espalhadas pelo mundo todo”, concluiu.

Com essas passagens, Maurício de Sousa rabiscou um pouco da aula de vida mostrando que é necessário ter uma filosofia, conduta e “mostrando a cara” (transparência) e ganhando todo o respeito. Disse que estava feliz de estar ali no continuidade da parceria com o Sicredi, que é importante mostrar os princípios básicos da economia para as crianças. E costurou a sua fala no fechamento: ” Sonhar, projetar e saber que se pode chegar lá!”.

Abraços, fotos e brincadeiras === E, no final, o cerimonial fez os agradecimentos aos convidados e informou que poderiam aproveitar o dia em todos os brinquedos do Parque da Mônica, com as crianças, uma gentileza do Sicredi. E imediatamente a dupla de bonecos dos personagens Mônica e Cebolinha entrou dançando no palco e chegou até a plateia, na alegria da criançada – e dos pais! Muitos abraços e fotos. Maurício de Souza atendendo todas as crianças, com muito carinho, abraçando-as e depois atendendo a todos nas fotos especiais com as crianças e “os marmanjos”. Um dia inesquecível que marcará a vida das crianças, nas lembranças, e nas revistas distribuídas pelo Sicredi.

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP  === Por outro lado, a maior instituição financeira cooperativa do país criou também seus sonhos em outro setor e abriu milhares de oportunidades.  A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP cresceu em mais de 30 anos, do humilde escritório embaixo de uma escada na cidade de Palotina, no interior do Paraná, abriu a janela para outras paisagens pelo país. E vive crescendo em números e agências – chegando a mais de 4 milhões de associados –, chegando aos centros econômicos de São Paulo, como a Av. Paulista, a Faria Lima e a Berrini – entre outros bairros e no ABCD. E não para por aí como mostra em seu Relatório Anual, com crescimento em todos os itens — (clique aqui)

Engajamento à educação financeira  === A Sicredi é engajada na  causa  da  educação financeira para todosMuito mais que  cálculos matemáticos, ela  engloba aspectos culturais e envolve razão e emoção e é pouco  presente no dia a dia dos brasileiros, por falta de hábito e desinformação.  Além dos Gibis da Turma da Mônica, em 2019  a  Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP participou da Semana ENEF realizando mais de 400  eventos dentro do Projeto “Na Ponta do Lápis”,  na área de atuação da cooperativa,  envolvendo crianças participantes do Programa A União Faz a Vida, colaboradores e associados e impactou 18,5 mil  pessoas.


Sobre o Sicredi ===  O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Sobre a Maurício de Sousa Produções === A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 10 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.


artevet_comtelefone

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora