Divulgar a música clássica para comunidades que não têm acesso a esse gênero musical é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que será apresentado no sábado (04 de agosto de 2018), às 10 horas da manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Coronel Ary Gomes do Jardim Andaraí (Vila Maria), na Zona Norte/Nordeste — e entra no circuito em mais três estabelecimentos da região (ver no final) e dois na Zona Leste. E, desta vez, o projeto traz em sua sétima edição a ópera Bastião e Bastiana: uma adaptação da famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

O projeto “ Ópera na Escola” acontece gratuitamente em 12 escolas públicas  de São Paulo, em agosto e setembro – e estendido  às cidades de Araçariguama, São José dos Campos e Pindamonhangaba – que estarão abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos a fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

No elenco, a atriz e cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana, o cantor e ator Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor solista Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.  O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, e Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Serviço:
Ópera Bastião e Bastiana (projeto Ópera na Escola)

04/08 (sábado) – Estreia  – 10h00 =

EMEF Coronel Ary Gomes, Rua Benedito Aléssio, 184 – Jd Andaraí.


04/08 (sábado) – 12h30

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin, Rua Giuseppe Marino, s/n – Prq Novo Mundo.


01/09 (sábado) 11h00

EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves, Rua Nossa Sra. da Aparecida, 15 – Parque Vila Maria.


01/09 (sábado) – 15h00

EE Heróis da FEB, Rua Sd. Benedito Eliseu dos Santos, s/n – Pq Novo Mundo.

__________________________

Sobre a Tulipa Produções Artísticas  == A produtora foi fundada por profissionais que atuam na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística. << Com apoio de informações/fonte: Multitude Arte & Comunicação >>

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora