A música está de luto. Morre o maestro e guitarrista português Manuel Marques

da Redação DiárioZonaNorte  ===

O  grande maestro e guitarrista  português Manuel Marques,  faleceu aos  92 anos na última 6ª feira (08/06/2018) às  16h,   na cidade de Fão,  em Portugal.

O instrumentista viveu no Brasil por mais de 55  anos.  Depois de dar aulas na Casa de Portugal, fundou  em 1963  na Vila Maria  a  Academia Musical Manuel Marques. Por ali, passaram centenas de alunos que hoje se encarregam de divulgar a guitarra portuguesa pelo mundo.  Além da guitarra portuguesa, a Academia oferecia  aulas de canto, violão, piano, acórdeão, bandolim, cavaquinho, teoria musical. Foi aluno de Manuel Marques, o cantor Roberto Leal.

Manoel Marques nasceu em 11 de janeiro de 1926 em  Milheirós da Maia, em Portugal. Conhecido como o  “poeta das doze cordas”,  o instrumentista era formado em guitarra clássica e piano. Marques se apresentou em todo o  Brasil   e também no exterior, notadamente em Portugal, Estados Unidos e África do Sul. Ele dominava  todas as afinações da guitarra portuguesa desde a natural passando pela afinação tradicional do fado menor, da Mouraria, e a de João de Deus.  Foi autor de inúmeras trilhas sonoras do cinema e da televisão.  Para a Tv Tupi, compôs  as trilha sonora da novela “Antônio Maria”  e para a Tv Record, “As Pupilas do Senhor Reitor” .  Já  para a Tv Bandeirantes, a trilha da novela “Os Imigrantes”. No cinema brasileiro, entre seus inúmeros trabalhos,  destacamos sua participação no filme  “ Sertão em Festa, onde  tocou viola caipira.

Manoel Marques foi homenageado em duas ocasiões, durante o show “Chegaste” –   pelos fadistas Elyana Martins e Tiago Filipe.   O show aconteceu no Restaurante Bacalhau, Vinho & Cia em 08 de junho (no dia do falecimento do artista).

O show fez parte da celebração antecipada dos Dias de Portugal, do  poeta Luis de Camões e das Comunidades Portuguesas, em  uma homenagem aqueles que ajudaram a construir o Brasil.   Os fadistas Elyana Martins e Tiago Filipe, estavam acompanhados dos  fadistas Antônio CarlosVinícius RochaAmado e Sônia e dos músicos Marcos Sabo e Otávio Miranda.   O DiárioZonaNorte está preparando matéria sobre o evento.

 

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora