Além dos ônibus iluminados em várias regiões, a Prefeitura preparou para São Paulo um Natal especial na região central. O Festival de Natal de São Paulo pretende atrair a população da cidade e visitantes para o chamado centro histórico. A partir desta 6ª feira (14/12/2018), alguns pontos do perímetro entre as ruas Líbero Badaró, Boa Vista e Benjamin Constant, o triângulo histórico da cidade, estarão decorados e iluminados, como acontece nas principais capitais do mundo, comemorando as festividades natalinas.

Uma das atrações será a Casa do Papai Noel, instalada na Praça do Patriarca, com local para crianças e familiares tirarem fotos e interagirem com o personagem. A área ficará disponível para visitação das 18h às 22h, com a presença do Papai Noel entre 19h e 21h.

O centro vai receber feiras gastronômica e de artes, com 40 barraquinhas de artesanato, 19 food trucks e 20 food bikes. Além da promoção de ocupação do centro, o Festival de Natal também incentiva a economia local e o empreendedorismo no setor gastronômico.

“Escolhemos o Centro de São Paulo porque é um lugar que merece ter sua história valorizada. Queremos levar ao cidadão paulistano uma opção noturna de lazer gratuito e para todas as idades”, afirma o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.

Além da tradicional decoração natalina, a partir do dia 14 a região central vai receber inúmeras apresentações artísticas, em diferentes localidades e de diversas modalidades. Serão mais de 120 atrações, incluindo projeções (vídeo mapping) em três imóveis da região: o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, o Mosteiro, no Largo São Bento, e o prédio do Pátio do Colégio.  Também chamada de projeção mapeada, a prática utiliza superfícies irregulares, como a fachada de edifícios, para a exibição de conteúdo animado enviado por projetores.  As projeções acontecem diariamente, entre 14 e 23 de dezembro, das 19h às 22h e são gratuitas.

As feiras ===  A Secretaria de Desenvolvimento Econômico leva ao evento as Feiras de Artesanato e Gastronômica, com mais de 30 food trucks e food bikes, além de 40 expositores de artesanatos com produtos como bijuterias, roupas étnicas, artigos de crochê e couro, madeira, patchwork, entre outros.

A ação faz parte do planejamento da Secretaria para gerar trabalho e renda na cidade e valorizar a economia criativa e o empreendedorismo. “Ao longo deste ano elaboramos editais para atender os segmentos de artesanato e manualidades, além de lançar o Observatório da Gastronomia, que tem em um de seus pilares a Comida de Rua. Os visitantes do Festival de Natal poderão conhecer uma amostra dos resultados iniciais desses projetos que serão fortalecidos ao longo da gestão”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Nos espaços preparados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico será possível fazer compras de presentes diferenciados e apreciar hambúrgueres gourmet, lanches especiais, chopp artesanal, comida vegana, massas, tapioca, bolos e cafés especiais.

A estrutura será distribuída entre o Largo São Bento, a Praça Antônio Prado, a Rua João Brícola, a Rua XV de Novembro, a Praça do Patriarca, o Largo São Francisco, o Largo da Misericórdia, a Rua da Quitanda, a Praça Manoel da Nóbrega e o Pateo do Collegio.

O Festival de Natal será realizado entre os dias 14 e 23 de dezembro, das 18h às 22h. Os serviços de food trucks e food bikes se estendem até às 23h às sextas-feiras e sábados.

Shows e corais ===  Como parte das celebrações, a Secretaria Municipal de Cultura preparou um pacote de atrações de dança e música, sendo esta última composta por corais.  Serão 120 apresentações realizadas por 28 grupos e artistas.

A ideia do projeto é oferecer uma opção de lazer e cultura logo após o trabalho. Por isso, as apresentações acontecem entre 18h e 22h.

Entre os destaques, está o show com a dupla Luiza Possi e Ayrton Montarroyos. A cantora, um dos ícones da música pop romântica moderna, sobe ao palco ao lado de Montarroyos, um dos grandes cantores da nova geração. Finalista de um reality musical de 2016, ele gravou seu primeiro disco ano passado e obteve elogios de toda crítica especializada.  No momento em que se prepara para lançar seu segundo álbum, “Um Mergulho no Nada”, sobe ao palco pela primeira vez com sua amiga.  Entre números solos e duetos, os artistas vão apresentar alguns temas natalinos em versões novas e bem-humoradas. O primeiro show será dia 19, às 18h, no Pátio do Colégio.

Quem gosta de números de dança poderá conferir a Suíte do Balé Quebra-Nozes, um dos mais tradicionais desta época do ano, que será apresentado pela Superbazaro Companhia de Dança. A primeira apresentação será no Pátio do Colégio, dia 14, às 20h.

No dia 15, às 19h, na Praça do Patriarca, a cantora Zezé Motta faz a primeira apresentação de seu show acústico “No coração do Brasil”, acompanhada pelo violonista Joan Barros. No repertório, clássicos da música Brasileira, inclusive do compositor Luiz Melodia (de quem Zezé sempre foi a principal intérprete), como Magrelinha, Pérola Negra, Dores de Amores e Estácio Holly Estácio.

Segurança ===  Na Secretaria Municipal de Segurança Urbana o trabalho foi de planejamento e reforço do patrulhamento da região central. A Guarda Civil Metropolitana iniciou no começo de dezembro a Operação Natal Seguro. São empregados 300 agentes todos os dias, até o final do mês, para reforço nas ações de policiamento preventivo.

O objetivo da operação é coibir os crimes de oportunidade, como furtos e roubos, que se tornam mais comuns nessa época do ano, quando aumenta a circulação de pessoas na região, atraídas pelo comércio e pelas festividades de fim de ano.

As ações acontecem diariamente, incluindo finais de semana, na Praça da Sé, Avenida Paulista e entorno e no Brás, principal região de comércio popular da cidade. Também há o efetivo a pé nas principais vias comerciais e de circulação de pedestres, além de policiais com bicicletas e motocicletas, que facilitam a movimentação dos agentes nos congestionamentos que se formam nas ruas com a aproximação das festividades natalinas.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA  | SMC | FESTIVAL DE NATAL –  2018  === veja aqui == Itens: Festival de Natal São Paulo / Programação do evento / Reveillon / Natral Iluminado/ Casa do Papai Noel / Feiras / Palco / Video  Mapping

<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM/PMSP>>

Inauguração loja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora