da Redação DiárioZonaNorte === 

A Zona Norte prima pelos artistas do grafite e é considerada “o berço” desta arte.  E mostra a qualidade das obras na Avenida Cruzeiro do Sul nos pilares da Linha 1 – Azul do Metrô com belos desenhos no Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU-SP), inaugurado em outubro de 2011, com a chancela de inédito no Brasil e no mundo. Naquela oportunidade, foram 58 artistas sob o comando de Binho Ribeiro e Chivitz.

Em maio de 2017 foi a vez do então prefeito João Doria Jr. inaugurar o Museu de Arte de Rua (MAR), na Rua Moacyr Vaz de Andrade, no Tucuruvi. Em um espaço de 80 metros nas paredes cerca de 30 artistas mostraram a criatividade e arte nas cores do grafite. Em outros pontos da Zona Norte, notadamente em Santana, houve experiências menores com muros e praças (na Margarida esquina da Av. Cruzeiro do Sul com a Conselheiro Saraiva) com grupos de grafiteiros.

Além de outros pontos com a arte do grafite espalhado pela Zona Norte – inclusive o característico desenho geométrico (flope)  em azul do artista Zezão (José Augusto Amaro Capela) –, há duas semanas aconteceu o “Festival Tinta Loka” com a participação de 60 artistas. Com apoio do Shopping Center Norte, o projeto inédito com o objetivo de promover ações que utilizam a linguagem da arte urbana por meio de painéis coletivos.

E assim ocorreu na Avenida Moyses Roysen nas paredes externas do Shopping Center Norte, ultrapassando a Travessa Simis – atingindo o muro dos fundos do Carrefour – e seguindo até ao lado do prédio Novotel.  No todo, cerca de 300 metros. Os artistas fizeram antecipadamente as inscrições — que chegaram a 450 pedidos —  e foram selecionados 60 artistas mediante curadoria do Bonga Produções. O projeto foi destinado a artistas, estudantes de arte, amantes de desenho, arte urbana, grafite, stencil, hip hop, entre outros. Cada participante que foi selecionado recebeu um “kit pintura”, de forma que abriu a possibilidade livre de sua criatividade e expressão.

A ação antecedeu a chegada da primavera e por isso o tema das artes foi inspirado nas cores da estação. Outro ponto foi buscar as referências em pontos icônicos da Zona Norte, como o próprio representante da arte de grafite, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), o Parque da Juventude – Dom Evaristo Arns (que completou agora 15 anos) junto com a Biblioteca de São Paulo; o Parque Estadual da Cantareira e o Horto Florestal; o Centro de Tradições Nordestinas,  o Teatro Alfredo Mesquita, o Campo de Marte, entre outros pontos turísticos, como pano de fundo.

Contra as pichações, que nada revelam de arte, o apoio do Shopping Center Norte foi fundamental e ficou claro na observação de Fabiana Teixeira, gerente de Marketing: “Estamos muito contentes por receber um evento como esse, que valoriza a arte de rua e os profissionais que se dedicam a ela. Sabemos o quanto é importante o incentivo às questões que envolvem a arte e a cultura para a transformação da região do entorno e de toda a Zona Norte de São Paulo”.

Com o intuito desta “valorização da arte”, o evento foi gratuito, aberto ao público e destinado a quem se deixa surpreender pela criatividade. Um presente a céu aberto e permanente, nas 24 horas, todos os dias, dedicado aos moradores da Zona Norte. E inclusive às pessoas de outros cantos que circulam pela região, que é próximo ao Terminal Rodoviário do Tietê.

É só marcar uma visita com a família e amigos. Está próximo do estacionamento do Shopping Center Norte, do lado do Carrefour. E aqueles que passam pela região  agora tem um visual artístico, bonito e com significados. A cidade tornou-se mais bonita e alegre.


Artistas que participaram do Festival Tinta Loka – lista parcial: @binho, @vespa, @xguix, @dminga, @barbagoy, @digaocomprimido, @chermiearts, @mr.freed; @artistamecha, @katiasuzues, @lumina; @ngritoo, @dinasmiguel, @danilorek, @caiobless, @afolego, @ortolacity, @dgoh, @anjojk, @nemviptk, @hev.ek, @pele.rodrigo


Serviço

  • Local: Shopping Center Norte
  • Endereço: Av. Moysés Roysen esquina com a Travessa Simis
  • Bairro: Vila Guilherme – SP
  • Localização: atrás do Terminal Rodoviário do Tietê, vindo pela Marginal.
  • Funcionamento: 24 horas, todos os dias

=== <<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa do Shopping Center Norte/ CDI Comunicação e Marketing –  Débora Camargo/Fernando Richter >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências — que muito trabalham nos bastidores da notícia >>> ===


ObraFácil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora