da RedaçãoZonaNorte ===

Um sábado de manhã (06/07/2019), com um solzinho friorento, marcou o dia de oito grupos de estudantes no Luiza Lab do Magazine Luiza, no 10º andar do prédio da Ericsson, na Vila Guilherme (Zona Norte). Um dia todo especial em um grande salão modulado montado junto ao palco para o 2º  Startup Varejo 2019, com realização do Instituto Center Norte, em parceria com Ideias de Futuro e Secretaria Estadual de Educação, com apoio do Magazine Luiza.

O início e como “vender o peixe” === Foram três meses da etapa final de seleção onde  mais de 60 alunos  disputaram em quatro escolas públicas da Zona Norte.  O evento é um programa educacional dedicado ao varejo e incentivo aos alunos da região. No grande salão, um convívio de jovens, colegas, diretores das escolas e familiares, à espera das apresentações.

Logo cedo, às 9 horas, lá estavam os grupos participantes, onde puderam participar das instruções básicas de um  “pitch de vendas”, com 20 colaboradores voluntários do Center Norte e do Magazine Luiza – com dicas e aperfeiçoamento de como “vender bem  o seu produto ao público, em poucos minutos”. Já no começo da tarde, com previsão de término por volta das 18 horas, os grupos teriam o grande desafio em quatro minutos apresentar o programa com suas funções e utilidade para o varejo – proposta, monetização, padronização, experiência de usuário, insight  e aplicativo.

Jurados com grande experiência === À frente, sentado na primeira fileira, a banca de jurados  e executivos de várias empresas na área, com alta performance nos mercados em tecnologia, empreendedorismo, varejo e educação: Joana Rudger (presidente da Enactus – incentivadora de empreendedorismo universitário), Rafael Augusto (diretor da Liga Ventures – empreendedorismo, seleção e inteligência de mercado), Marcos Zolet (sócio-fundador do Supermercado Now – startup para supermercados online),  Renato Sábato (vice-presidente da Marketing de Vendas da Koblik – startup de logística), John Calistro (desenvolvedor de tecnologia/tech-advisor Idexo-Instituto de Inovação Corporativo da Totvs),  Marcelo Nonohay (fundador da MGN Consultoria – desenvolvedor de projetos de transformações sociais) e Daniela Pavan (Coordenadora de Sustentabilidade do Instituto Center Norte). Ao lado, acompanhando todo o evento, a analista da área de Sustentabilidade da Magazine Luiza, Pâmella Loretti .

E, sem parar um minuto sequer, no comando do evento sob a direção de Oswaldo Cruz, que é o sócio-diretor de Operações da Ideias de Futuro, que ficou à frente com o microfone e sua equipe de produção.

Os detalhes e as apresentações === Uma maratona de muito trabalho e de grandes expectativas, até o dia final do sábado,  que teve quase dez horas de convívio no Day Camp Startup Varejo 2019, com os oito grupos finalistas das quatro escolas estaduais da Zona Norte.

Cada grupo foi chamado para apresentação de sua criação, explicando o serviço e os objetivos de cada aplicativo, com o tempo rigorosamente cronometrado de quatro minutos – uma auxiliar na plateia exibia placas retroativas em 2 minutos, 1 minuto e 30 segundos. Os componentes de cada grupo também prepararam os detalhes com as exibições em power-point em dois telões no palco – e outros espalhados pelo espaço. Ao término, os jurados eram livres para questionamentos sobre o funcionalidade, retorno e detalhes de pesquisas de cada aplicativo.

E pela ordem de chamada, as apresentações dos oito grupos:

1 – +Tempo: aplicativo para transitar os créditos entre os cartões de transporte Bilhete Único – SPTrans e BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano. Alunos da E.E. Buenos Aires (Santana) com apresentação: Jasmine Marcondes Rodrigues, Nathalia Rodrigues Pessoto Salomão e Monique da Silva Hernandes;

2 – XeppA: aplicativo que une pequenos donos de mercados, que tenham produtos próximos ao vencimento da data de validade, com pessoas que queiram comprar esses produtos mais baratos para consumo imediato. Alunos da E.E. Buenos Aires (Santana) – com apresentação: João Victor Ferreira Oliveira, Guilherme Pereira De Lima, Marcelo Seizo Murai, Henrique da silva melo e Milena Eiras;

3 – Saúde Virtual –aplicativo para auxiliar as pessoas a encontrarem farmácias com os melhores preços, com buscas por medicamentos. Alunos do E.E.Casimiro de Abreu (Vila Paiva/V.Guilherme) – com apresentação: : Rubens Vianna Picciutti e Jéssica Abib Coutinho;

4 – Family Market: conecta pequenos comerciantes de peças para manutenção de computadores e celulares aos técnicos. Alunos do E.E. Casimiro de Abreu (Vila Paiva/V.Guilherme) – com apresentação: Vitor Amarante, Rodrigo Silva, Thiago Araújo Moreira e Deivid Gonçalves Benevenuto;

5 – CEPD: projeto que tem como objetivo promover melhor mobilidade de pessoas com deficiência (como se fosse um Uber para esse público). Alunos da E.E. Tarcísio Álvares Lobo – ETAL (Vila Siqueira/Bairro: Limão) – apresentação: Gustavo Gabriel Ferreira;

6 – Sob Medida: projeto para conectar alfaiates com pessoas que precisam de roupas sob medida. Alunos da E.E. Tarcísio Álvares Lobo – ETAL (V.siqueira/Bairro: Limão) – apresentação: Sthefany Silva Salaszczenko;

7 – Smart buy: projeto para auxiliar a compra de produtos por pessoas com deficiência de fala, audição e visão. Alunos da E.E. Padre Manuel da Nóbrega-Matão (Jd. Laranjeiras/Casa Verde) – com apresentação: Felipe Wada Kusmitsch, Eduarda Moraes da Cruz e Letícia Fiamma Colares Tomaz; e

8 – Garage Rent – projeto que conecta pessoas que querem alugar uma garagem a quem tem uma vaga. Alunos da E.E. Padre Manuelda Nóbrega-Matão (Jd. Laranjeiras/Casa Verde) – com apresentação: Giovanna, Iasmin de Castro Bezerra, Mickaeli Mota Ramos e Caiaan Schneider Izzo.

Os acertos finais === Terminadas as apresentações, houve um rápido intervalo. Neste momento, os jurados foram instruídos da nova etapa com as comunicações controladas através do smartphone da cada um. E foram sorteados dois grupos de finalistas para cada jurado, que em revezamento se reuniram em grupos separados com os oito finalistas para mais dúvidas, detalhes e instruções sobre os startups dos aplicativos apresentados. No final, foram computados todos pontos das apresentações e os pontos extras aplicados pelos jurados,  chegando ao final do evento.

Os vencedores === Como ficou definido pelos organizadores do 2º  Startup Varejo 2019, o evento foi um novo sucesso e, na verdade, todos saíram vencedores com a dedicação e apresentação dos projetos de startups que resultarão em benefícios para o mercado. Antes, foram entregues certificados a todos os finalistas e às participações voluntárias dos jurados. Com as escolhas pela equipe de produção do evento houve a seleção de projetos individuais, de honra ao mérito, aos destaques de Inovação, que coube ao aplicativo “+ Tempo” e como Melhor Protótipo, que ficou para o “Sob Medida”.

Os dois projetos receberam os certificados correspondentes. Segundo a decisão dos jurados, o resultado final ficou  bem apertado entre dois projetos, que terão a mesma premiação. O projeto “Xeppa” ficou em segundo lugar e foi apresentado pela representante do Magazine Luiza, Pâmella Loretti; e o primeiro lugar ficou com o projeto “Garage Rent“. A premiação é uma pre-aceleração de três meses da Ideias de Futuro. Com isto, os estudantes poderão ter suporte para desenvolver o projeto e até lançar a startup e o aplicativo. Além de oferecer a mentoria, parte do prêmio será promover visitas coordenadas a diferentes centros tecnológicos.

O sócio-diretor de Operações da Ideias de Futuro e coordenador do evento, Oswaldo Cruz, estava satisfeito com o nível e os resultados do 2ª Startup do Varejo 2019 e já começou a planejar o próximo. “Esse é o futuro e o caminho para o sucesso e as realizações destes jovens. Tivemos um excelente retorno e é fato o crescimento que notamos nos projetos. O que temos agora é aperfeiçoar cada vez com o apoio de nossos parceiros”, declarou ele.

Novos investimentos ===  Daniela Pavan, Coordenadora de Sustentabilidade do Instituto Center Norte – que vem atuando há 17 anos —, demonstrava alegria ao ver as oportunidades oferecidas aos jovens de escolas da Zona Norte para desenvolvimento de seus projetos. Ela considerou sucesso absoluto nesta 2ª edição e já está pensando na próxima edição.

Segundo Daniela, o Instituto Center Norte trabalha muito em rede e abriu novas frentes com o Ideas de Futuro e apoio do Magazine Luiza. “Essas parcerias são muito importantes e formam união que vão interligar-se para o desenvolvimento da região”. Há outro evento acontecendo agora com parceria da Enactus que envolverá mais de 1.500 universitários do Brasil, em parceria com o Instituto Center Norte – que acontece nos próximos dias (17 a 19 de julho) no Expo Center Norte e na Universidade Mackenzie – que selecionará os representantes para uma etapa internacional em ações empreendedoras e inovações compartilhadas — << Ver matéria aqui – clique>>

Uma ideia deste projeto, em uma próxima edição, é  convidar e envolver as universidades da Zona Norte —  como a Salesiano, UniSant´Anna, Anhanguera, São Judas, Unip, Uninove e outras. “E não para por aí, novidades virão, já que buscamos novas ações em redes e empreendedorismo pessoal.  Temos a Rede Cria Norte com ações para mulheres e no mês que vem poderemos ter algo com os idosos”, anunciou Daniela Pavan.

Na mesma sequência, é a proposta da Magazine Luiza. Segundo Pâmella Loretti, do Departamento de Sustentabilidade, é o incentivo cada vez maior na proposta do voluntariado e “cuidar de nossa comunidade da Zona Norte”. Pâmella ficou satisfeita com a parceria do Instituto Center Norte e do Ideias de Futuro, que dá chances aos alunos da região para que desenvolvam mais. “É um primeiro passo com o apoio da Magazine Luiza, que é uma premissa de nossa diretoria que sempre teve o apoio da nossa presidente Luzia Helena Trajano, neste segmento”, completou.


Veja mais fotos do evento e dos bastidores  na fanpage

clique aqui


 

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora