De 28 a 30 de junho, o Instituto Center Norte, em parceria com a consultoria de inovação social, Ideias de Futuro, promove o 1º Hackathon Varejo 4.0, no Shopping Lar Center. Com o objetivo de oferecer oportunidades em empreendedorismo tecnológico, a competição irá desafiar 60 participantes a desenvolver soluções tecnológicas, como aplicativos e plataformas digitais, para o segmento varejista. A maratona acontecerá na praça cultural do empreendimento e, aqueles que passarem pelo local durante o período, terão a oportunidade de acompanhar a prova de perto.

Daniela Pavan, Head do Instituto Center Norte, explica que a iniciativa é um desdobramento do Startup Varejo – programa educacional dedicado ao varejo para escolas públicas da zona norte de São Paulo. “O Hackathon Varejo 4.0 é um importante projeto que fortalece o trabalho de inovação social e estimula habilidades empreendedoras, dando aos participantes a oportunidade de contribuir para a criação de soluções para o varejo local, o que beneficia diretamente nossa cadeia de valor”, afirma a executiva, que também é Head de Sustentabilidade da Cidade Center Norte – complexo multiuso formado pelos Shoppings Center Norte e Lar Center, o centro de exposições e convenções Expo Center Norte e o Novotel Center Norte.

Na visão de Jaciara Cruz, diretora geral da Ideias de Futuro, a consultoria de inovação social responsável pela metodologia do projeto, o Hackathon Varejo 4.0 é uma ação muito gratificante. “Ao levar conhecimentos de empreendedorismo tecnológico para além dos muros da escola, o curso desmistifica o acesso a esses conteúdos, de forma prática e visível. Oferecer um programa intensivo, em formato de competição, que tem o varejo como pano de fundo, representa uma vitrine de oportunidades para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho, bem como para profissionais que pretendem aprimorar o seu negócio”, complementa.

Daniela reforça que o projeto conta com o apoio da Enactus Brasil, organização que tem como propósito fomentar o empreendedorismo social nas universidades e o desenvolvimento de universitários. “A Enactus Brasil integra a Rede Instituto Center Norte, criada em 2018 para congregar e promover maior sinergia entre todos os projetos patrocinados pelo Instituto Center Norte, que tem como objetivo principal fortalecer o desenvolvimento local da zona norte de São Paulo”, diz.

“Este encontro de iniciativas representa a concretização da colaboração em rede num modelo explícito de ganha-ganha. Os universitários ganham fluência no uso de tecnologia para causar impacto e os participantes do Hackathon ganham na proximidade com iniciativas e projetos de inovação social desta nova geração de líderes, por meio de startups”, conclui Joana Rudiger, presidente da Enactus Brasil.

Programação – 1º Hackathon Varejo 4.0

  • Quando: De 28 a 30 de junho de 2019
  • Local: Shopping Lar Center – Praça Cultural
  • Endereço: Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Ø   Dia 28 de junho (sexta-feira) – Das 18h às 22h

  • Painel com especialistas em varejo
  • Alinhamento dos grupos
  • Apresentação do desafio

Ø  Dia 29 de junho (sábado) – Das 10h às 22h

  • Definição e desenvolvimento do protótipo
  • Rodada de mentoria com especialistas

Ø  Dia 30 de junho (domingo) – Das 10h às 18h

  • Alinhamento de Pitch de Apresentação à banca julgadora
  • Premiação

Sobre o Instituto Center Norte

O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da zona norte de São Paulo. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a zona norte mais sustentável.

Sobre a Ideias de Futuro

É uma consultoria de inovação social, fundada em São Paulo, em 2013, que atua no mercado de Educação, em especial, no desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo tecnológico para alunos e professores. Tem atuado como realizadora e parceira responsável pelo desenvolvimento e aplicação metodológica em diversos programas. Entre eles, destacam-se: Startup Varejo (Instituto Center Norte), Startup in School (Google e Centro Paula Souza), AppLegal (Sabesp), Desafio do Cliente (Sabesp), MPA (Alef Peretz). Pelo Instituto Ideias de Futuro, atua na aplicação metodológica do projeto The Schools Challenge (JP Morgan Chase&Co Brasil), finalista da edição 2019 do prêmio ODS – da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A consultoria também apresenta soluções para organizações, de outros setores, interessadas em promover inovação de impacto, incorporando a geração de valor socioambiental em seus produtos, serviços e processos. Faz parte dos valores da Ideias de Futuro atuar no desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo e tecnologia.

Sobre a Enactus Brasil

A Enactus Brasil foi fundada em 1998. A organização tem hoje 120 times em faculdades e universidades em todo o Brasil, com mais de 2.800 estudantes participantes. A Enactus transforma estudantes universitários em líderes que usam negócios sociais para resolver os desafios da comunidade, criando melhorias sustentáveis para a vida das pessoas que seus projetos servem e, por sua vez, para suas próprias vidas. Na Enactus, acreditamos que investir em estudantes que empreendem socialmente cria um mundo melhor para todos nós. Esta é a filosofia “We all Win”.

<com apoio de informações/fonte: CDI Comunicação >

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora