Home Cultura 150 anos de Santos Dumont são lembrados na exposição do Farol Santander...

150 anos de Santos Dumont são lembrados na exposição do Farol Santander SP

Tempo de Leitura: 3 minutos

dumont

  • Exposição homenageia uma das mais significativas personalidades brasileira em exposição inédita, repleta de itens raramente ou nunca exibidos;
  • Entre os destaques, uma réplica do 14 Bis e um modelo funcional do avião Demoiselle,  além de objetos pessoais e originais do inventor; e
  • Dois espaços interativos apresentam simuladores de voo: visitantes poderão controlar um dirigível que flutua sobre Paris e um avião Demoiselle.

“Há um ditado que ensina ‘o gênio é uma grande paciência’; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.                                            * O que eu vi, o que nós veremos (1918), Alberto Santos Dumont *

dumont

Na semana passada, o Farol Santander São Paulo inaugurou a exposição “Santos Dumont – o poeta Inventor”, em homenagem aos 150 anos de nascimento do brasileiro conhecido como o “pai da aviação”. A mostra, com curadoria de Ceres Storchi, reconta a trajetória do inventor e aeronauta por meio de itens históricos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas e até réplicas em tamanho real dos aviões 14 Bis e Demoiselle.

O 24º andar do Farol Santander abriga a narrativa das diversas tentativas e invenções de Santos Dumont para fazer o homem voar, com uma experiência imersiva que inclui uma imagem aérea de Paris no piso, retratando os locais importantes na vida do aeronauta. Maquetes dos balões Brasil e dos 10 modelos de dirigíveis concebidos e testados por Santos Dumont complementam a exposição.

No mesmo andar, textos selecionados do livro “Os meus Balões” recontam os relatos do próprio Santos Dumont, e o público pode conferir elementos do acervo do Museu Paulista, Fundação Santos Dumont e Cartier, como o cesto do balão Brasil, esculturas, objetos pessoais e o relógio Santos feito por Louis Cartier em 1904.

dumont

Exposição em dois andares

No 23º andar, um grande destaque é o modelo funcional do avião Demoiselle, pilotado por uma figura cênica de Santos Dumont. Além disso, será exibido o cesto do dirigível Nº6 e o Conversor Marciano, outra invenção do brasileiro. Recursos tecnológicos, como telas de led e projeções, proporcionam uma experiência simulada de voo com o Dirigível N°6 e o avião Demoiselle.

Entre os dois andares, um ambiente cenográfico de hangar oferece atividades lúdicas para visitantes de todas as idades, como pequenos jogos temáticos e quebra-cabeça de magnetos, seguindo relatos de Santos Dumont sobre seu espaço de trabalho e invenções.

A exposição “Santos Dumont – o poeta Inventor” é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a notável vida e trabalho do “pai da aviação” brasileiro e sua contribuição para a história da aviação mundial.

O evento, que fica em cartaz até 15 de outubro, é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Santander Brasil e apoio do Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont e Museu Paulista e Cartier.

dumont


Serviço
                  Exposição: Santos Dumont – o poeta inventor
  • Local: Farol Santander
  • Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro
  • Transporte: Metrô – Linha 1 – Azul – Estação São Bento
  • Período: até 15/10/2023
  • Site Farol Santander: farolsantander.com.br
  • Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
  • Funcionamento: 3ª feira a domingo
  • Horários: 09 às 20 horas
  • Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)
  • Cliente Santander: descontos especiais nos cartões e prioridades — consultar
  • Compra online:  clique aqui —  (vendas também na bilheteria local)
  • Classificação: livre

<< Com apoio de informações/fonte: Marra Comunicação – Assessoria de imprensa Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre – Priscila Previato / Vinicius Oliveira / Paulo Marra >>

 

d