Home Cultura 12º Congresso Internacional de Educação “O Brasil que queremos ter”

12º Congresso Internacional de Educação “O Brasil que queremos ter”

Congresso
Tempo de Leitura: 3 minutos

Congresso

O Congresso reunirá palestrantes brasileiros e internacionais e é um dos mais relevantes legados dos trabalhos da Universidade Zumbi dos Palmares como protagonista de ações afirmativas e novos paradigmas de combate ao racismo estrutural.

Nessa 12ª edição, agências de publicidade anunciarão o custeio de bolsas de estudos para estudantes pretos e vulneráveis e o ex-ministro de Educação, Cristovam Buarque, lançará a 2ª edição do livro “A última trincheira da educação”.

O primeiro painel do Congresso da Universidade Zumbi dos Palmares é sobre A educação antirracista para a formação étnico-racial e de cidadãos livres de preconceito – a contribuição da educação, da base à universidade e vai mostrá-la como instrumento para mitigar os impactos nocivos do racismo e das várias formas de discriminação, como misoginia, trans e legtbfobia, além da xenofobia.

Comunicação: combate à prevalência da estética dominante na comunicação – em busca da inclusão e promoção da igualdade é o tema da segunda mesa de debates e, partindo das premissas e metas do Observatório da Diversidade na Publicidade, vai analisar como a agenda racial encontra caminhos tangíveis no dia a dia a dia das agências de publicidade e da imprensa brasileiras.

O terceiro tema do encontro é Comunicação vs Pessoas Negras: as vivências internacionais analisadas sob essa perspectiva, durante o qual será debatida a representação das pessoas negras na mídia convencional e como isso afeta a percepção pública, a autoidentidade e as dinâmicas comunitárias.

O último painel do dia é sobre Cultura: a expulsão do racismo estrutural das telenovelas brasileiras – a hora e a vez do Brasil real, para analisar a importância da televisão para reparar a imagem, disseminada por anos, de um Brasil irreal, formado apenas por famílias que destoam em cor e a real representação do povo brasileiro.

No dia 17, também a partir das 19h, o Congresso retoma seus debates. O primeiro deles é sobre O ESG como ferramenta de oposição às formas de opressão – a promoção do social por meio da inclusão para analisar como a pauta ESG pode e deve se fazer presente no processo de contratação inclusivo, possibilitando a representatividade gerada pelo acesso a oportunidades para pessoas negras.

Em seguida, o tema é Sustentabilidade: o protagonismo de pessoas negras na agenda de sustentabilidade – possíveis soluções para a dissolução do racismo ambiental, em que se pretende debater como as universidades estão dialogando e preparando mentes para enfrentar os desafios e como a população negra, a que mais vai sofrer os efeitos da mudança climática, está sendo considerada no centro desses diálogos.

Cotas ou ações afirmativas – lições do Brasil e além é o tema do painel que vai debater os efeitos tangíveis do sistema de cotas na educação e as oportunidades para afro-brasileiros e povos indígenas, bem como analisar o quadro legal desse sistema e as mudanças ou desafios que surgiram desde sua criação.

O 12º Congresso Internacional se encerra com uma análise sobre Barreiras limitantes no ensino superior – as universidades como vetor de transformação para uma sociedade plural. O foco é mostrar como as instituições de ensino superior podem contribuir para que que seus alunos sejam inseridos no mercado de trabalho predominantemente branco, com chances de construir um plano de carreira.

O 12º Congresso Internacional da Universidade Zumbi dos Palmares tem como parceiros o Canal Futura, a ECA/USP, entidades de classe como o Sindicato dos Jornalistas Pretos, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, veículos de imprensa e agências de propaganda.

O evento integra a  programação da Virada da Consciência.  Serão cerca de 500 eventos entre os realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares  idealizadora do projeto –  e por 100 parceiros que promoverão  ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado.

Para participar do evento, que será realizado no Campus da universidade, basta comparecer nos horários definidos na Av. Santos Dumont, 843.